4D v16.3

Por que um depurador?

Página Inicial

 
4D v16.3
Por que um depurador?

Por que um depurador?  


 

 

Ao desenvolver e testar seus métodos é importante que você encontre e corrija os erros que possam conter.

Existem vários tipos de erros que você pode cometer quando utiliza a linguagem: erros de digitação, sintaxe ou erros de ambiente, design ou erros de lógica, e erros de execução (Runtime).

Erros de digitação são detectados pelo editor de Método e exibidos em vermelho e uma mensagem é exibida na área de informação na parte inferior da janela de método. A janela seguinte mostra um erro de digitação:

Nota: Os comentários foram inseridos manualmente para o propósito deste manual. Só a cor é alterada por 4D no local do erro.

Tais erros de digitação normalmente causam erros de sintaxe (neste caso, o nome da tabela é desconhecido). A informação mostra a descrição do erro quando você validar a linha de código.

Quando isso ocorre, corrija o erro de digitação e digite Enter (no teclado numérico) para validar a correção. Para obter mais informações sobre o editor de método, consulte o Manual de Desenho.

Alguns erros podem ser detectados somente quando você executar o método. A Janela de erro de sintaxe é exibida quando ocorre um erro. Por exemplo:

Nesta janela, o erro é que um nome de tabela é passado para o comando , que espera uma expressão de texto. Para saber mais sobre esta janela e seu botão, consulte a seção Janela de erro de sintaxe. Na foto acima, a área "Detalhes" é expandida para mostrar o último erro e seu número.

Ocasionalmente, pode não haver memória suficiente para criar uma matriz ou um BLOB. Quando você acessa um documento no disco, o documento pode não existir ou pode já ter sido aberto por outro aplicativo.

Estes erros não ocorrem diretamente por causa de seu código ou a forma como você escreveu, eles ocorrem porque às vezes as "coisas ruins acontecem." Na maioria das vezes, esses erros são fáceis de tratar com uma captura  de erro de método instalada usando o comando ON ERR CALL (veja a descrição de ON ERR CALL).

Para mais informações sobre esta janela, consulte a seção Janela de erro de sintaxe.

Estes são geralmente o tipo de erro mais difícil de encontrar - use o Depurador para detectá-los. Note que, além de erros de digitação, todos os tipos de erro anterior são, em certa medida abrangidos pela expressão "erro de projeto ou lógica." Por exemplo: 

  • Um erro de sintaxe podem ocorrer porque você tenta usar uma variável que ainda não foi inicializada.
  • Um erro de ambiente pode ocorrer porque você tenta abrir um documento cujo nome é recebido por uma sub-rotina que não recebe o valor correto no parâmetro. Note que neste exemplo, o pedaço de código que realmente "quebra" pode ser diferente do código que é realmente a origem do problema.

Erros lógicos ou de desenho também inclui situações tais como:

  • Um registro não é atualizado corretamente, pois, ao chamar SAVE RECORD, você se esqueceu de testar se registro foi bloqueado.
  • Um método não faz exatamente o que você espera, porque a presença de um parâmetro opcional não é testado.

No modo de aplicação, você pode obter erros que você nunca viu em modo interpretado. Aqui está um exemplo:

Esta mensagem indica que você está tentando acessar um caractere cuja posição está além do comprimento de uma string. Para descobrir rapidamente a origem do problema, anote o nome do método e o número da linha, reabra a versão interpretada da estrutura de arquivo, e vá para esse método na linha indicada.

Erros são comuns. Seria incomum escrever um número significativo de linhas de código (digamos várias centenas), sem gerar quaisquer erros. Por outro lado, tratar e / ou corrigir de erros é normal, também!

Com o seu ambiente de multi-tasking, 4D permite que você edite rapidamente métodos simplesmente mudando janelas. Você vai descobrir o quão rápido você pode corrigir erros e equívocos quando você não tem que executar novamente toda a coisa cada vez. Você também vai descobrir como rapidamente você poderá acompanhar os erros se você usar o Depurador.

Um erro comum para iniciantes ao lidar com a detecção de erros é abortar a janela de erro de sintaxe, voltar para o editor de método, e tentar descobrir o que está acontecendo, olhando para o código. Não faça isso! Você vai economizar muito tempo e energia, usando sempre o Depurador.

  • Se um erro inesperado de sintaxe ocorre, use o Depurador.
  • Se um erro de ambiente ocorre, use o Depurador.
  • Se qualquer outro tipo de erro ocorre, use o Depurador.

Em 99% dos casos, o Depuradorexibe as informações que você precisa para entender porque ocorreu um erro. Uma vez que você tenha essa informação, você sabe como consertar o erro.

Conselho: Algumas horas gastas na aprendizagem e experimentação com o Depurador podem salvar dias e semanas no futuro, quando você tem que rastrear erros.

Outro motivo para usar o depurador é para o desenvolvimento de código. Às vezes, você pode escrever um algoritmo que é mais complexo do que o habitual. Apesar de todos os sentimentos de realização, não está totalmente certo que o código está correto, antes mesmo de tentar. Ao invés de executá-lo "às cegas", use o comando TRACE no início de seu código. Em seguida, execute-o passo a passo para controlar o que acontece e verificar se sua suspeita estava correta ou não. Os puristas podem não gostar deste método, mas o pragmatismo as vezes compensa mais rapidamente. Enfim ... use o Depurador.

Use o Depurador.



Ver também 

Atalhos do depurador
Capturas de comandos
Depurador
Janela de erro de sintaxe
Listas de ponto de interrupção
ON ERR CALL

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Depurador

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de linguagem 4D ( 4D v16)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.1)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.2)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.3)