4D v16.3

Introdução

Página Inicial

 
4D v16.3
Introdução

Introdução  


 

Um Serviço Web é um conjunto de funções agrupadas como uma entidade e publicado em uma rede. Estas funções podem ser chamadas e utilizadas por qualquer aplicação compatível com Serviços Web e conectada à mesma rede. Desde então, os Serviços Web estão desenhados para ser utilizados em sua capacidade máxima no contexto de publicação na Internet.

Os Serviços Web podem efetuar todo tipo de tarefas, tais como supervisionar os pacotes de um transportador, comércio eletrônico, controle de valores, monitorar mercados de valores, etc.

O programa que publica o serviço é chamado “servidor.” Qualquer aplicação compatível com os Serviços Web pode utilizar uma ou mais funções; esse é o programa “cliente”.

A vantagem dos Serviços Web é sua interoperabilidade com diferentes sistemas de informação: não é necessário que os programas servidor e cliente sejam compatíveis entre si para que o sistema funcione. A partir do ponto de vista da aplicação cliente, um Serviço Web é uma “caixa preta”: os valores são enviados a ela e são devolvidos outros valores resultantes do processo.

Os Serviços Web propostos pelo servidor podem ser públicos ou privados. Há um grande número de Serviços Web públicos na Internet que qualquer aplicação pode solicitar gratuitamente.
 
Mantida pelo W3C (World Wide Web Consortium, autoridade reguladora de Internet) e pelas grandes empresas do setor da indústria informática, os Serviços Web representam uma solução de conectividade confiável, duradoura e evolutiva.

Os Serviços de Web transitam essencialmente utilizando o protocolo de transporte HTTP.

  • SOAP:  os Serviços Web utilizam um protocolo de comunicação de alto nível “aberto” chamado SOAP (Simple Object Access Protocol). Este protocolo está completamente baseado na linguagem XML, tanto a nível da estrutura da mensagem (sobrescrito) como dos dados trocados. O funcionamento deste protocolo está definido pelos RFCs (Request for Comment, documentos que padronizam vários aspectos de Internet), que garante uma ampla compatibilidade.
    O príncipio de funcionamento de um Serviço Web é o seguinte: um cliente do Serviço Web envia uma solicitação em XML ao servidor através do protocolo SOAP. O servidor analisa a solicitação, efecua a operação solicitada e devolve sua resposta utilizando o mesmo protocolo e linguagem..
  • WSDL: os servidores de Serviços Web geralmente publicam um WSDL (Web Service Description Language) a fim de definir as especificações de acesso aos serviços oferecidos. O WSDL permite aos servidores de Serviços Web publicar “o modo de uso” dos serviços oferecidos (URLs, listas de métodos, parâmetros, etc.) e vem em forma de um arquivo XML, geralmente criado pela mesma aplicação do servidor. Este arquivo não é obrigatória.
  • UDDI: o UDDI (Universal Description Discovery and Integration) é uma base de dados mundial que lista todos os Serviços Web públicos.
    Lembre que não é obrigatório fazer  um Serviço Web público e que na maioria dos casos isso não é necessário.

4D pode ser utilizado como um servidor e/ou cliente de Serviços Web. A integração de Serviços Web em 4D é simples e segura: vários parâmetros permitem controlar de forma precisa as condições de publicação e de subscrição.

É possível publicar qualquer sistema de projeto como um Serviço Web, sem fazer uma modificação maior. A publicação é uma propriedade do método:

Nota: A publicação de Serviços Web com 4D requer uma licença específica: a licença SOAP.

O servidor Web de 4D maneja automaticamente a gestão de serviço como também a publicação e a manutenção do arquivo WSDL. A análise do conteúdo XML da solicitação, o formato dos parâmetros, o envio de resultados, etc., são efetuados por 4D sem que seja necessária uma programação específica.

Se deseja personalizar o processamento das solicitações, você pode utilizar os comandos específicos da linguagem de 4D. Consulte a seção Web Services (Servidor) no manual de Linguagem 4D.

Seus bancos de dados podem utilizar qualquer tipo de Serviço Web oferecido na Internet ou na sua rede. Na maioria das vezes, o Assistente de Serviços Web lhe permitirá utilizar instantaneamente qualquer Serviço Web, com um mínimo de programação:



Utilizar um Serviço Web em 4D consiste em enviar solicitações pela rede e readquirir uma resposta. Os sistemas “proxy” são encarregados por estas operações. A criação de sistemas proxy de chamada de Serviços Web é completamente automática e pode ser realizada sem programação. Simplesmente chame estes sistemas em seu código.

É possível personalizar estes sistemas utilizando os comandos da linguagem de 4D, da mesma forma que para a parte servidor (ver Web Services (Client)).

Os Serviços Web publicados por 4D herdam os mecanismos de segurança estabelecidos pelo servidor Web de 4D. As solicitações de Serviços Web se beneficiam dos mesmos parâmetros que as solicitações de Web clássicas: senhas, sistemas de base On Web Authentication e On Web Connection, utilização do protocolo SSL, etc.

Além disso, configurações específicas (por exemplo, os comandos SOAP get info e SOAP request) permitem controlar de forma precisa a publicação dos Serviços Web.

Do lado do cliente, a conexão aos servidores de Serviços Web pode ser realizada de modo seguro utilizando SSL. O comando WEB SERVICE AUTHENTICATE também permite a conexão aos servidores que requerem autenticação.

A capa de comunicação dos Serviços Web (assegura o transporte, a chamada dos serviços e a segurança das trocas) pode funcionar em dois modos diferentes: o modo RPC (Remote Procedure Call) e o modo DOC (Mensagem/Documento). A diferença entre os modos está no nível de construção das solicitações e as respostas para o servidor e o cliente. O modo DOC é necessário para certas aplicações de clientes.

4D é compatível com o modo RPC e o modo DOC:

  • Do lado do cliente, este suporte é evidente através do Assistente de Serviços Web. O código gerado se adapta automaticamente ao modo de publicação.
  • Do lado do servidor, esta compatibilidade também é evidente: os sistemas são publicados automaticamente como Serviços Web em modo DOC e em modo RPC. A escolha do modo é realizada através do URL do WSDL (consulte Geração de WSDL).
    • Para publicar um Serviço Web 4D em modo RPC, só é necessário utilizar o seguinte URL para o WSDL:
      http://ServerAddress/4DWSDL
      O servidor 4D cuida de processar as solicitações e respostas em RPC. As solicitações RPC são enviadas automaticamente ao seguinte endereço: http://ServerAddress/4DSOAP.
    • Para publicar um Serviço Web 4D em modo DOC, só é necessário utilizar o seguinte URL para o WSDL:
      http://ServerAddress/4DWSDL/DOC
      O servidor 4D maneja o processamento das solicitações e respostas em DOC. As solicitações DOC são enviadas automaticamente ao endereço:
      http://ServerAddress/4DSOAP/DOC

Dois tipos diferentes de dados XML são trocados através do protocolo SOAP: dados de tipo simples e dados de tipo complexo. Os dados de Serviços Web publicados em modo RPC podem ser de tipo simples ou de tipo complexo. Do mesmo modo, os dados de Serviços Web publicados em modo DOC são sistematicamente de tipo complexo. 4D  é compatível com Serviços Web utilizando dados de tipos simples ou complexo.

Los datos XML de tipo complejo no pueden utilizarse directamente en una base de datos 4D y necesitan un proceso específico. En la mayoría de los casos, el asistente de servicios web efectuará el proceso por usted; sin embargo, algunas veces puede ser necesario completar este proceso utilizando los comandos XML del lenguaje de 4D. Para mayor información, consulte

Os dados XML de tipo complexo não podem ser utilizados diretamente em uma base de dados 4D e necessitam de um processo específico. Na maioria dos casos, o Assistente de Serviços Web efetuará o processo para você; contudo, algumas vezes pode ser necessário completar este processo utilizando os comandos XML da linguagem de 4D. Para maiores informações sobre este assunto, consulte Processamento de tipos complexos.

A página Web services da base de dados Preferências (tema “Serviços de Web”) permite definir os parâmetros gerais relacionados à publicação e o uso dos Serviços de Web:

A ação destes parâmetros é descrita nas páginas a seguir. Para uma descrição detalhada de cada opção, consulte Página Web/Web Services.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Publicar ou utilizar serviços Web

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)