4D v14.3

Select folder

Página Inicial

 
4D v14.3
Select folder

Select folder 


 

Select folder ( {mensagem }{;}{ rotaPadrao {; opções}} ) -> Resultado 
Parâmetro Tipo   Descrição
mensagem  cadeia in Título da janela
rotaPadrao  cadeia, Inteiro longo in • Rota padrão ou • String vazia para mostrar a pasta de usuário padrão (“Meus documentos” em Windows, “Documentos” em Mac OS), ou • Número de rota memorizada
opções  Inteiro longo in Opções de seleção em Mac OS
Resultado  cadeia in Rota de acesso à pasta selecionada

O comando Select folder mostra uma caixa de diálogo que lhe permite selecionar manualmente uma pasta e depois recuperar a rota de acesso completa a essa pasta. O parâmetro opcional rotaPadrao pode ser utilizado para designar a localização de uma pasta que inicialmente será mostrada na caixa de diálogo de seleção da pasta.

Nota: este comando não modifica a pasta atual da aplicação 4D.

O comando Select folder mostra uma caixa de diálogo padrão de navegação através dos volumes e as pastas.
O parâmetro opcional mensagem lhe permite mostrar uma mensagem na caixa de diálogo. Nos seguintes exemplos, a mensagem é "Selecione uma pasta de destino":

Windows

Mac OS

Pode utilizar o parâmetro rotaPadrao para oferecer uma localização de pasta por padrão na caixa de diálogo de seleção de pasta. Pode passar neste parâmetro três tipos de valores:
  • Uma rota de acesso de uma pasta válida utilizando a sintaxe da plataforma atual.
  • Uma string vazia (“”) para mostrar a pasta do usuário por padrão do sistema (“Meus documentos” em Windows, “Documentos” em Mac OS).
  • O número de rota de acesso memorizada (de 1 a 32.000) para mostrar a pasta associada. Isto significa que pode armazenar em memória a rota de acesso da pasta aberta quando o usuário clicar no botão de seleção; em outras palavras, a pasta escolhida pelo usuário. Quando for chamado um número arbitrário (por exemplo, 5) o comando mostra a pasta do usuário por padrão do sistema (equivalente a passar uma string vazia). O usuário pode então navegar entre as pastas em seu disco rígido. Quando o usuário clicar no botão de seleção, a rota de acesso é memorizada e se associa com o número 5. Quando posteriormente se chama o número 5, se utilizará por padrão a rota de acesso memorizada. Em caso de seleção de uma nova localização, a rota número 5 será atualizado, e assim sucessivamente.
    Este mecanismo pode ser utilizado para memorizar até 32.000 rotas de acesso. Em Windows, cada rota é conservada durante a sessão. Em Mac OS, as rotas ficam memorizadas de uma sessão a outra. Se a rota for incorreta, o parâmetro rotaPadrao será ignorado.

Note: Este mecanismo é idêntico ao usado pelo comando  Select document. O número de rotas memorizadas é passado entre os dois comandos.

O parâmetro opções permite que você se beneficie de funções adicionais no Mac OS. Nesse parâmetro, você pode passar uma das seguintes constantes, encontradas no tema  Documentos Sistema

Constante Tipo Valor
Package open Inteiro longo 2
Use sheet window Inteiro longo 16

Pode passar uma constante ou a combinação de duas. Estas opções apenas consideradas no Mac OS. Em Windows, o parâmetro opçoes é ignorado se for passado.

O usuário seleciona uma pasta e logo faz clique no botão Aceitar (em Windows) ou Selecionar (em Mac OS). A rota de acesso a pasta é então retornada pela função.

  • Em Windows, a rota de acesso retornada no seguinte formato:
    “C:\Pasta1\Pasta2\PastaSelecionada\”
  • Em Mac OS, a rota de acesso retornada no seguinte formato:
    “Disco:Pasta1:Pasta2:PastaSelecionada:”

Nota: em Mac OS, dependendo de se o nome da pasta for selecionado ou não na caixa de diálogo, a rota de acesso retornada poderia ser diferente.



4D Server: esta função permite visualizar os volumes conectados às estações de trabalho dos clientes. Não é possível chamar esta função desde um procedimento armazenado.

Se o usuário validar a caixa de diálogo, a variável sistema OK toma o valor 1. Se o usuário clicar no botão Cancelar, a variável sistema OK toma o valor 0 e a função retorna uma string vazia.

Nota: em Windows, se o usuário selecionar alguns elementos incorretos, tais como “Estação de trabalho", “Lixeira”, etc., a variável sistema OK toma o valor 0, mesmo  se o usuário validar a caixa de diálogo.

Exemplo  

O exemplo abaixo lhe permite selecionar a pasta na qual serão armazenadas as imagens da biblioteca de imagens:

 $PastaImag:=Select folder("Selecione uma pasta para suas imagens.")
 PICTURE LIBRARY LIST(imagemRefs;imagemNomes)
 For($n;1;Size of array(imagemNomes))
    $vRef:=Create document($PastaImag+imagemNomes{$n};"PICT")
    If(OK=1)
       GET PICTURE FROM LIBRARY(imagemRefs{$n};$vImagGuardadast)
       SAVE PICTURE TO FILE($vRef;$vImagGuardadast)
       CLOSE DOCUMENT($vRef)
    End if
 End for

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Documentos de Sistema
Número 670

Este comando modifica a variável sistema OKEste comando modifica a variável sistema ErrorComportamento diferente em modo remotoComportamento específico sob Mac OS

 
HISTÓRIA 

Modificado: 4D v11 SQL
Modificado: 4D v12

 
VER TAMBÉM 

CREATE FOLDER
FOLDER LIST
Select document

 
PALAVRAS CHAVES 

Chemin accès, Folder

 
ARTICLE USAGE

Manual de linguagem 4D ( 4D v12.4)
Manual de linguagem 4D ( 4D v14 R3)
Manual de linguagem 4D ( 4D v14 R2)
Manual de linguagem 4D ( 4D v13.5)
Manual de linguagem 4D ( 4D v14.3)
Manual de linguagem 4D ( 4D v14 R4)

Inherited from : Select folder ( 4D v11 SQL Release 6)