O comando Print object permite imprimir ele ou os objetos de formulário designado(s) pelos parâmetros objeto e *, na localização definida pelos parâmetros posX e posY.
Antes de chamar o comando Print object, deve designar o formulário tabela ou projeto que contém os objetos a imprimir utilizando o comando FORM LOAD.
Se passa o parâmetro opcional *, indica que o parâmetro objeto for um nome de objeto (cadeia de caracteres). Se não passa o parâmetro *, está indicando que objeto é uma variável. Neste caso, se passa uma referência de variável (tipo de objeto unicamente) ao invés de uma cadeia.
Os parâmetros posX e posY especificam o ponto de partida para a impressão dele ou dos objeto(s). Estes valores devem ser expressos em píxels. Se estes parâmetros se omitem, o objeto se imprime de acordo com sua localização no formulário.
Os parâmetros largo e alto se utilizam para especificar a largura e a altura do objeto de formulário. O comando Print object não trata objetos de tamanho variável. Deve utilizar o comando BEST OBJECT SIZE para manejar o tamanho dos objetos. Também pode utilizar o comando BEST OBJECT SIZE para determinar o tamanho mais adequado para os objetos que contenham texto. Do mesmo modo, Print object não provoca saltos de página automáticos. Deve manejá-los de acordo a suas necessidades.
Pode utilizar os comandos de 4D para modificar rapidamente as propriedades do objeto (cor, tamanho, etc).
O comando devolve True se o objeto for impresso completamente e False se este não for o caso, em outras palavras, se não puder imprimir todos os dados associados com o objeto dentro do marco estabelecido. Normalmente, o comando devolve False quando se imprime um list box se todas as linhas do list box não pode ser impressa. Neste caso, basta com chamar ao comando Print object várias vezes até que devolva True: um mecanismo específico provoca de forma automática o deslocamento do conteúdo do objeto depois de cada chamada.
Notas:
- na versão atual de 4D v12, só os objetos de tipo list box tem este mecanismo (o comando sempre devolve True para qualquer outro tipo de objeto). Nas próximas versões de 4D, este funcionamento se ampliará a outros objetos com conteúdos variáveis.
- O comando LISTBOX GET PRINT INFORMATION permite controlar o estado da impressão durante a operação.
O comando
Print object só pode ser utilizado no contexto de um trabalho de impressão aberto previamente com o comando
OPEN PRINTING JOB. Se não se chama neste contexto, o comando não faz nada. Vários comandos
Print object podem chamar-se no mesmo trabalho de impressão.
Nota: as listas hierárquicas, os sub formulários e as áreas web não podem ser impressas.
Exemplo de impressão de dez objetos em um formulário:
Exemplo de impressão de um list box completo:
Repeat
$end:=Print object(*;"minhalistbox")
Until($end)