Acesso Desenho: permite ao grupo de usuários especificado acessar o modo Desenho do banco. Note que:
A definição de um grupo de acesso no ambiente Desenho também permite igualmente desativar a opção Criar uma tabela da caixa de diálogo de importação de dados. Para mais informação sobre esta caixa de diálogo, consulte Importar dados de arquivos.
O Designer e o Administrador sempre têm acesso ao ambiente Desenho, mesmo se não formam parte explícita do grupo de acesso especificado.
Para mais informação sobre os controles de acesso em 4D, consulte o capítulo Usuários e grupos.
Filtragem de comandos e métodos de projeto no editor de fórmulas: Por razões de segurança, 4D restringe por padrão o acesso aos comandos, funções e métodos do projeto no em modo Aplicação: somente podem ser utilizadas algumas funções 4D e métodos de projeto que tenham sido declaradas explicitamente utilizando o comando SET ALLOWED METHODS. Pode cancelar total ou parcialmente este filtro utilizando as seguintes opções.
Autorizar para todos: O acesso aos comandos, funções e métodos de projeto está restringido para todos os usuários em modo Aplicação, incluindo o Desenhador e o Administrador.
Desativado para o Designer e Administrador: esta opção restabelece ao Designer e ao Administrador unicamente o acesso completo aos comandos 4D e aos métodos no editor de fórmulas. Permite estabelecer um modo de acesso ilimitado a comandos e métodos ao mesmo tempo em que conserva o controle das operações efetuadas. Durante a fase de desenvolvimento, este modo permite provar livremente todas as fórmulas, informes, etc. Durante a operação, se pode utilizar para estabelecer soluções seguras que permitam o acesso a comandos e métodos de maneira temporária. O princípio consiste em mudar o usuário (com o comando CHANGE CURRENT USER) antes de chamar uma caixa de diálogo ou iniciar uma impressão que requeira acesso total aos comandos, quando a operação específica tenha terminado se regressa ao usuário original. Nota: se o acesso total foi ativado utilizando a opção anterior, esta opção não terá efeito.
Usuário padrão: quando um usuário padrão é definido, cada usuário que abra ou se conecte ao banco, terá os mesmos privilégios e restrições de acesso que o usuário padrão. Um usuário padrão não necessita escrever seu nome de usuário. Além disso, se não tiver uma senha associada ao usuário padrão, não aparece a caixa de diálogo de senhas e o banco abre diretamente. Esta opção simplifica o acesso ao banco ao mesmo tempo que mantém um sistema completo de controle de dados.
Se o usuário padrão tem uma senha de acesso padrão, quando o banco se abre, aparecerá uma caixa de diálogo e os usuários deverão introduzir uma senha:
Se o usuário padrão não tem uma senha de acesso, a caixa de diálogo não aparecerá.
Nota: pode “forçar” a visualização da caixa de diálogo padrão de ingresso de senhas quando o modo “Usuário padrão" estiver ativo, por exemplo para se conectar como Administrador ou Designer. Para isso, pressione a tecla Maiúscula enquanto abre o banco ou se conecta a ele.
Mostrar a lista de usuários na janela de senhas: se está opção estiver selecionada, os usuários devem selecionar seu nome numa lista de usuários e introduzir sua senha na caixa de diálogo de identificação do usuário. Se esta opção não estiver selecionada, os usuários devem introduzir seu nome e senha. Para mais informação sobre as duas versões da caixa de diálogo de identificação do usuário, consulte a seção “Visão geral do sistema de acesso” em Visão geral do sistema de acesso.
Ordenar a lista de usuários em ordem alfabética (opção disponível unicamente se a opção anterior estiver marcada): quando esta opção estiver selecionada, a lista de usuários na caixa de diálogo de Identificação de usuário aparece em ordem alfabética.
Os usuários podem mudar sua senha: quando esta opção estiver selecionada, é mostrado um botão Mudar na caixa de diálogo de identificação do usuário. Este botão permite ao usuário acessar a caixa de diálogo onde pode modificar sua senha (para mais informação sobre esta caixa de diálogo, consulte o parágrafo “Modificação de senha pelo usuário” em A manutenção do sistema). Se deseja, pode ocultar o botão Mudarde forma que os usuários não possam modificar suas senhas. Para isso, simplesmente desmarque esta opção.
Autorizar as propriedades usuário em um arquivo externo: deve selecionar esta opção se deseja utilizar a funcionalidade de externalização das propriedades usuário. Quando esta opção está selecionada, duas caixas de diálogo estão disponíveis para definir as propriedades: Propriedades estrutura e Propriedades usuário. Para maior informação, consulte a seção Using user settings.
Executar o método "On Host Database Event" dos componentes: o On Host Database Event database method facilita as fases de inicialização e de cópia de segurança dos componentes 4D. Por razões de segurança, deve autorizar expressamente a execução deste método em cada base local. Para isso, deve selecionar esta opção. Por padrão, não está selecionada. Quando se seleciona esta opção: