4D permite exportar a definição da estrutura do banco de dados como arquivo XML ou HTML. Do lado contrário, é possível utilizar uma definição de estrutura guardada em formato XML para gerar rapidamente um novo banco de dados 4D. Estas novas possibilidades respondem a diferentes necessidades: 
- permitir representar estruturas em formatos personalizados (relatórios, tabelas, etc.) ou para serem analisadas em outros ambientes,
- permitir gerar bancos de dados a partir de arquivos de descrição.
As definições de estrutura 4D estão baseadas no formato XML. É possível visualizar uma definição de estrutura com a ajuda de um simples editor de texto. O formato XML permite igualmente prever todo tipo de uso em particular através das transformações XSL. Além disso, 4D utiliza um arquivo .XSL para exportar a definição de estrutura em formato HTML.
Uma definição de estrutura inclui tabelas, campos, índices e relações, junto com seus atributos e as diferentes características necessárias para uma descrição completa da estrutura. A “gramática interna” das definições de estrutura 4D está documentada por intermédio de arquivos DTD, também utilizados para a validação de arquivos XML. Os arquivos DTD utilizados por 4D são agrupados na pasta DTD localizada junto a aplicação 4D. Os arquivos banco_core.dtd e common.dtd são utilizados para a definição da estrutura. Para maiores informações sobre as definições de estrutura 4D, consulte estes arquivos, como também os comentários que eles contêm.
  
4D permite exportar uma estrutura em formato XML ou HTML. Escolha o formato que mais se ajuste a suas necessidades:
- Formato XML: uma estrutura em formato XML pode ser visualizada em um  simples editor de texto ou utilizada de várias formas (transformação XSL  personalizada, importação e análises em outro software, etc.). Escolha  este formato quando desejar utilizar a definição de estrutura para criar  novos bancos.    
- Formato HTML: este formato lhe permite a representação da estrutura em  forma de relatório, visualizável e imprimível através de um navegador. 
Para exportar uma definição de estrutura em XML:
- Selecione o comando Exportar > Definição de estrutura a um arquivo XML... no menu Arquivo de 4D.
 Aparece uma caixa de diálogo padrão de registro, de modo que é possível  especificar o nome e a localização, como também o tipo do arquivo a ser  exportado.
- Especificar o nome e a localização da exportação e logo validar a caixa de diálogo. 
Para exportar uma definição de estrutura em HTML:
- Selecione o comando Exportar > Definição de estrutura a um arquivo HTML… no menu Arquivo de 4D. 
 Aparece uma caixa de diálogo de seleção de pastas de modo que é possível  escolher a localização onde serão armazenados os arquivos HTML.
- Clique no botão Criar uma nova pasta ou especifique uma pasta existente. 
 4D cria automaticamente, na localização especificada, uma pasta chamada  “Mystructure.4db Structure Export” ) que contém os elementos exportados  (Mystructure.4db é o nome do arquivo de estrutura do banco).
 Uma caixa de diálogo permite visualizar diretamente o resultado da  exportação no navegador padrão. As definições de estrutura em formato  HTML são vistas dessa forma:
  
Para gerar as páginas HTML de definição de estrutura, 4D efetua as  transformações XSL padrões utilizando o arquivo “Structure_to_html.xsl”  localizado na sub-pasta /Resource/language.lproj da aplicação. 
Nota: Se este arquivo não estiver presente, a exportação em HTML não estará disponível na caixa de diálogo de exportação.
É possível personalizar estas transformações como desejar utilizando um arquivo de folhas de estilo XSL personalizado. Para fazer isto, simplesmente crie um arquivo chamado “Structure_to_html.xsl” (você pode duplicar o arquivo padrão) e colocá-lo no mesmo nível do arquivo .4db. 4D utilizará então este arquivo para gerar a definição de estrutura em formato HTML.
 
As definições de estruturas exportadas em formato XML podem ser  utilizadas para criar rapidamente novos bancos de dados idênticos. Neste  caso, a definição de estrutura pode ser considerada como um modelo de  estrutura, que é possível duplicar. 
Uma definição de estrutura XML pode ser utilizada como tal ou ser  modificada antes através de um editor XML. Isso permite o uso  de todo tipo de mecanismo usado para gerar estruturas por programação. Além disso, como o formato interno da definição de estrutura de arquivos XML 4D é público  (ver a seção “Format of a 4D Structure Definition”), é  possível criar este tipo de arquivo a partir de outros ambientes de  bancos de dados ou a partir de qualquer aplicação para gerar  automaticamente bancos de dados 4D. 
Para criar um banco de dados a partir de uma definição de estrutura:
- Selecione o comando Novo > Banco de dados a partir de uma definição de estrutura... no menu Arquivo de 4D. 
 Aparece uma caixa de diálogo padrão de abertura de documentos de maneira  que é possível especificar o arquivo de descrição a ser aberto. Você  deve selecionar um arquivo em formato XML que respeite a gramática das  descrições de estrutura de 4D (o programa valida o arquivo através da  DTD).
- Selecione um arquivo XML de descrição de estrutura e logo clique em Aceitar. 
 4D exibe uma caixa de diálogo que lhe permite escolher o nome e a localização do banco de dados a ser criado.
- Escolha o nome e a localização do banco a ser criado e logo clique em Salvar
 Se o arquivo XML é válido, 4D fecha o banco atual (se aplica) e cria uma  nova estrutura baseada na definição de estrutura e mostra janela do Explorador. Também é criado um arquivo padrão de dados vazio.