A gestão de um arquivo de dados, por padrão em aplicativos fusionados/merged (aplicações de um único usuário ou cliente-servidor) foi modificada em 4D v15:
- Agora os desenvolvedores podem definir um "arquivo de dados padrão" na fase de construção da aplicação.
- Quando não há um arquivo de dados, se for detectado um "arquivo de dados padrão", ele se abrirá automaticamente em silêncio no modo de somente leitura por 4D.
Esses novos recursos dão aos desenvolvedores mais controle sobre a criação e / ou abertura dos arquivos de dados durante o lançamento inicial de um aplicativo fusionado Mais especificamente, estão cobertos os seguintes casos:
- Evita exibir a caixa de diálogo de abertura de arquivos de dados 4D durante o lançamento de uma nova aplicação fusionada ou atualizada. Pode detectar, por exemplo, no método de banco de dados On Startup, que o arquivo de dados padrão foi aberto e, portanto, executar seu próprio código e / ou caixas de diálogo para criar ou selecionar um arquivo de dados local.
- Permite a distribuição de aplicativos fusionados com dados somente leitura (por exemplo, para aplicações de demonstração).
Agora v15 4D oferece uma maneira simples de incomporar um arquivo de dados, por padrão, em uma aplicação fusionada, para que o aplicativo possa ser instalado ou atualizado em máquinas dos usuários finais sem necessidade de usar uma caixa de diálogo adicional. Para definir um arquivo de dados padrão:
O gráfico a seguir ilustra essa nova funcionalidade:

Quando o arquivo de dados padrão for detectado no primeiro lançamento, se abrirá silenciosamente em modo de somente leitura, o que permite que você execute qualquer operação personalizada que não modifique o próprio arquivo de dados.