Uma lista é um conjunto de valores possíveis. É possível utilizar uma lista para:
 
 - dar  opções ao usuário para selecionar uma entrada para um campo ou um objeto editável,
- restringir os possíveis valores de entrada aos valores da lista,
- excluir a entrada de valores contidos em uma lista.
4D permite associar um ícone pequeno  a cada elemento da lista  hierárquica. Quando for apropriado, o ícone é exibido à esquerda do  elemento. Por exemplo, é possível mostrar ícones pequenos nas áreas de  deslocamento (ver Menus suspensos/Listas suspensas), nas Controle de abas e nas em  listas hierárquicas (ver Menus suspensos hierárquicos e listas hierárquicas).
  
 Quando uma lista é utilizada como lista de valores para um campo ou  objeto editável, o usuário pode selecionar o valor na lista em vez de  digitar a entrada. Por exemplo, você poderia criar uma lista de valores  para introduzir títulos de cargos em um banco de dados de gestão de  pessoal. 
  
 Também é possível utilizar listas para aplicar restrições de dados. Uma  lista pode proporcionar os valores requeridos para um campo, excluindo  todos os outros. Outra lista pode proporcionar os valores excluídos para  um campo, evitando que qualquer valor da lista seja introduzido.
  
 Também é possível criar listas hierárquicas. Uma lista hierárquica associa uma sublista a cada elemento da lista. 
  
 Suas listas  podem oferecer até 8000 opções em um só banco de dados e cada opção pode ter até 2 bilhões de caracteres.
  
 Para maiores informações sobre a associação de uma lista a um campo como  um atributo de campo, consulte o parágrafo “Permitir lista” em [#title  id="3200"/].  Para maiores informações sobre  a utilização de listas com  controles de entrada de dados, consulte a seção Controles de entrada de dados e ajuda de entrada.
 As listas  são utilizadas com frequência nos métodos. Por exemplo,  uma lista é um lugar prático para salvar os elementos de um array. Um  array armazena uma lista de valores em memória. É possível utilizar  listas para armazenar os elementos de menu pop up, combo boxes e outros  objetos de interface multivalores. Você transfere o conteúdo da lista a  um objeto da interface utilizando um método ou atribuindo a lista ao  objeto na janela Lista de propriedades.
 
 As listas de D são criadas com o editor de listas, localizado na caixa de ferramentas.
Nota para 4D Server:  O bloqueio de objetos ocorre quando dois ou mais usuários tentam  modificar a mesma lista ao mesmo tempo. Se um usuário está modificando  uma lista no amhbiente Desenho, a lista é bloqueada. Os outros usuários  não podem modificar a lista, o nome da lista, ou qualquer dos elementos  da lista, até que o primeiro usuário libere a lista ao fechá-la.