Neste vídeo, vamos a aprender a utilizar as variáveis e fazer uma simples programação.
Além de guardar informação "bruta", nossa base de dados também deve oferecer:
- Informação quantitativa (volumes, preços, totais)
- E cálculos sobre a marcha em função das necessidades.
Alguns  dados devem ser preservados e armazenados em um campo no banco de  dados, este é o caso, por exemplo, do total (taxas incluídas) para uma  cotação ou a data de uma intervenção. 
Outros dados menos  permanentes só podem ser necessários durante a sessão de trabalho (e  perdem-se no final da sessão, ao sair de 4D). 
Neste segundo caso, vamos a utilizar "variável" tipo de objetos. Um  exemplo comum é o número de registros na lista raíz de uma  consulta.
Para mostrar todas as intervenções, como nós sabemos  quantos temos ou quantos registros foram encontrados após uma consulta  sobre o objeto = "Capacitação"? 
Para começar, indicamos o número  de registros encontrados na tabela das intervenções de sequência de uma  consulta em uma variável. 
A questão a levar em conta durante a programação é: "¿Quando se deve fazer o cálculo?".
 
Ao  mostrar todas as intervenções, como podemos saber quantas temos ou  quantos registros se encontraram depois de realizar uma pesquisa no  objeto = "Training"?
Para começar, vamos a indicar em uma  variável o número de registros encontrados na tabela INTERVENTIONS  depois de uma pesquisa.
Em nosso caso, cremos que deve ser quando o usuário faz clique em um dos seguintes botões:
Nos  outros casos (ordenação, impressão, relatórios, etiquetas), o número de  registros não varia assim que não há nenhuma razão para voltar a  calculá-lo.
Vamos a colocar esta variável no formulário navigation  na página 0, já que queremos utilizar esta variável para mostrar o  número de registros, independentemente da tabela em questão.
Uma vez estamos na página 0:
- Fazemos clique no objeto de tipo variável
- Logo a desenhamos debaixo dos botões
- Mostramos a lista de propriedades
- Chamamos a variável vNumRecords
- E a tornamos não editável.
Esta será uma variável:
- De tipo numérico
- Para a qual queremos um formato numérico que possa ir até 1 milhão
- Pelo momento, não temos que nos preocupar pelas outras propriedades.
A continuação vamos a configurar o método de cálculo no botão "All" da seguinte maneira.
Depois de executado o comando  ALL RECORDS, vamos a solicitar que vNumRecords seja igual ao número de Records in selection da tabela Interventions.
É evidente que este número de registros se calculará quando estamos trabalhando na lista das intervenções. E vamos a fazer o mesmo cálculo, o qual se otimizarão depois, quando estamos trabalhando na tabela Technicians.
Também pode copiar esta programação para o botão Query, depois de nossas pesquisas às tabelas Technicians ou Interventions, vamos a necessitar para voltar a calcular este número..
Pelo momento, deixamos os métodos nos objetos com fins pedagógicos. Mais a frente, vamos a chamar a outro método passando parâmetros.
Agora podemos provar Navigation e verificar que:
- Quando pedimos "Tudo", o número de intervenções coincide com o número que importamos.
- O mesmo ocorre para os técnicos.
- E depois de uma pesquisa, por exemplo, nas intervenções, comprovamos que temos 2346 intervenções relacionadas com o hardware
- Ou que temos 13 intervenções realizadas o dia 10 de outubro de 2010.