A página Processos lista os processos em execução:
 
 O botão "Processos" indica entre parênteses o número total de  processos em execução na base (este número não leva em consideração os  possíveis filtros de visualização aplicados a janela, nem ao estado da  opção Mostrar os processos por grupos).
 
 Pode mudar a ordem das colunas simplesmente arrastando e soltando as  áreas de cabeçalho das colunas. Também pode ordenar a lista dos valores  de uma coluna fazendo clique em seu cabeçalho.
 Como a Página Usuários,  esta página contém uma área de pesquisa/filtro dinâmica, que permite  reduzir o número de linhas mostradas na lista que corresponda o texto  introduzido na área de pesquisa. A pesquisa/filtro se realiza nas  colunas Sessão e Nome de processo.
 
 Também existem três botões de atalhos que permitem filtrar por tipo os processos mostrados na janela:
 
 - Processos de usuário: processos gerados por e para as sessões  usuário. Estes processos estão precedidos por um ícone em forma de  pessoa.
- Processos 4D: processos gerados pelo motor de 4D Server.  Estes processos estão precedidos por um ícone em formato de roda  serrilhada.
- Processos livres: processos inativos mas que são  conservados temporariamente e que podem ser reutilizados em qualquer  momento. Este mecanismo otimiza a reatividade de 4D Server. Estes  processos estão precedidos por um ícone cinza em forma de pessoa.
A opção Mostrar os processos por grupos  permite reagrupar os processos internos de 4D Server assim como os  processos cliente, para maior legibilidade. Quando seleciona esta opção:
 - Os processos clientes 4D "twinned" (Processos cliente 4D  principal e Processos base 4D client, ver o parágrafo “Tipo de  processo”) se juntam em um só,
- É criado um grupo  "Administradores de tarefas"; o qual inclui os processos internos  dedicados a repartição das tarefas (Shared balancer, Net session  manager, Exclusive pool worker),
- É criado o grupo "Gerenciamento de clientes"; o qual inclui os diferentes processos internos clientes.
A área inferior da janela permite mostrar a representação gráfica da atividade dos processos selecionados:
 
 Nota: Pode selecionar várias linhas pressionando a tecla Shift para uma seleção adjacente ou Ctrl (Windows) / Comando (Mac OS) para uma não adjacente. 
 A atividade do processo é a porcentagem de tempo que 4D Server tem dado a este processo (radio). 
Como nas versões anteriores de 4D Server, a janela oferece a seguinte informação para cada processo:
 - Tipo de processo (ver a continuação),
- Sessão (vazia no caso de um processo 4D e nome de usuário 4D no caso de um processo usuário),
- Nome do processo,
- Número do processo (tal como devolve a função New process  por exemplo). O número do processo é o número atribuído pelo servidor.  No caso de um processo global, este número pode ser diferente do  assinalado no computador cliente.
- Estado atual do processo,
- Tempos (em segundos) de execução do processo desde sua criação,
- Porcentagem de tempo que 4D Server deu a este processo (radio).
A página tem cinco botões de controle que atuam nos processos selecionados. Observe que somente se pode atuar nos processos usuário.
 
  
- Abortar processo: permite abortar os processos selecionados. Ao fazer clique neste botão, aparece uma caixa de diálogo de alerta de maneira que possa confirmar ou cancelar a operação.
 Nota: também pode abortar diretamente os processos selecionados sem mostrar a caixa de diálogo de confirmação pressionando a tecla Alt (Windows) ou Opção (Mac OS) enquanto faz clique neste botão.
- Pausar processo: permite colocar pausa aos processos selecionados.
- Ativar processo: permite reativar ele ou os processos selecionados. Os processos devem ter sido suspendidos anteriormente (utilizando o botão Parar ou por programação); caso contrário, este botão não tem nenhum efeito. 
- Depurar processo: permite abrir no computador servidor uma ou várias janelas do depurador para os processos selecionados. Ao fazer clique neste botão, aparece uma caixa de diálogo de maneira que pode confirmar ou cancelar a operação. 
 Observe que a janela do depurador não mostra quando o código 4D é executado no computador servidor (por exemplo dentro de um trigger ou da execução de um método com o atributo "Execute on Server").
 Nota: também pode depurar diretamente um processo, sem mostrar a caixa de diálogo de confirmação, pressionando a tecla Alt (Windows) ou Opção (Mac OS) enquanto realiza clique neste botão.
- Olhar usuários: permite mostrar na página Usuários todos os processos dos usuários selecionados. Este botão está ativo quando pelo menos um processo usuário está selecionado.