Como explicado na seção Painel de Avaliação de métodos, você definir um ponto de interrupção clicando na margem esquerda do código-fonte Painel de Avaliação de métodos ou no na janela do Editor de método, no mesmo nível que a linha de código em que você deseja criar a interrupção.
Nota: Como você pode inserir, alterar ou apagar os pontos de interrupção, quer na fonte ou no Painel de Avaliação de métodos ou diretamente no Editor de método, há uma interação dinâmica entre o Editor de método e o depurador (assim como o Explorer Runtime) em relação à pontos de interrupção. No entanto, os Pontos de Interrupção temporários podem ser definidos apenas no depurador (veja abaixo).
Na figura a seguir, um ponto de interrupção foi definido, no depurador, na linha If($vrResult>=$vrLimitValor):

Se você clicar novamente no ponto vermelho, o ponto de interrupção é excluído.
Pressionando Alt-clique (Windows) ou Option (Macintosh) na margem esquerda do código-fonte ou do Painel de Avaliação de métodos da janela do Editor de Método para uma linha de código, lhe dá acesso à janela Propriedades de Ponto de Interrupção.
- Se você clicar em um Ponto de Interrupção existente, a janela é exibida para o Ponto de Interrupção.
- Se você clicar em uma linha onde nenhuma Ponto de Interrupção foi definida, o depurador cria e exibe uma janela para o Ponto de Interrupção recém-criado.
A janela Propriedades de Ponto de Interrupção é mostrada aqui:

Aqui estão as propriedades:
Localização: Isto diz-lhe o nome do método e o número da linha onde o ponto de interrupção é definido. Você não pode alterar esta informação.
Tipo: por padrão, o depurador permite que você crie pontos de quebra persistentes, representados por um ponto vermelho no painel de código-fonte da janela do depurador. Para criar um ponto de interrupção temporário, selecione a opção temporário. Um ponto de interrupção temporário é útil quando você quer interromper apenas uma vez em um método. Um ponto de interrupção temporária é identificado por um marcador verde no Painel de Avaliação de métodos da janela do depurador. Você também pode definir um ponto de interrupção temporário diretamente no Painel de Avaliação de métodos, clicando na margem esquerda enquanto pressiona Alt + Shift (Windows) ou Option + Shift (Macintosh).
Nota: os pontos de interrupção temporários só podem ser definidos no depurador.
Interrompe quando a expressão seguinte é verdadeira: Você pode criar Ponto de Interrupção condicionais, inserindo uma fórmula 4D que retorna Verdadeiro ou Falso. Por exemplo, se você quiser interromper uma linha apenas quando Records in selection ([umaTabela]) = 0, digite esta fórmula, e a interrupção só ocorrerá se não houver nenhum registro selecionado para a tabela [aTabela], quando o depurador encontrar a linha com este ponto de ruptura. Se você não tiver certeza sobre a sintaxe de sua fórmula, clique no botão Verificar sintaxe.
Número de vezes para saltar antes de interromper: Você pode definir um Ponto de Interrupção para uma linha de código localizada em uma estrutura de loop (while, repeat, ou para) ou localizado no sub-rotina ou função chamada de dentro de um loop. Por exemplo, você sabe que o "problema" que você está seguindo não ocorre antes de pelo menos 200 iterações do loop. Digite 200, e o Ponto de Interrupção será ativado na iteração 201.
Ponto de Interrupção está desativado: Se você atualmente não precisa de um Ponto de Interrupção persistente, mas você pode precisar dele mais tarde, você pode desativar temporariamente o Ponto de Interrupção ao editá-lo. Um ponto de interrupção desativado aparece como um traço (-) em vez de um círculo (•) no Painel de Avaliação de métodos da janela do depurador, no Editor de Método e na quebra de página do Explorer Runtime.
Você pode criar e editar Ponto de Interrupção dentro do Debugger ou da janela do Editor de método. Você também pode editar Ponto de Interrupção existentes usando a quebra de página do Explorer Runtime. Para mais informações, consulte a Lista de Ponto de Interrupção.