4D v16

Criar um banco de dados servidor

Página Inicial

 
4D v16
Criar um banco de dados servidor

Criar um banco de dados servidor  


 

 

Esta seção descreve a criação de um servidor de banco de dados que pode ser acessado pela rede, usando 4D em modo remoto. Antes de trabalhar com 4D Server e 4D pela primeira vez, é uma boa ideia para verificar a instalação. Para fazer isso, leia a seção Verificação da instalação.

Nota: Neste exemplo, nós assumimos que você ativou sua licença de 4D Server, conforme descrito no Guia de instalação. A utilização de 4D no modo remoto não requer uma licença no computador cliente. As licenças são geradas na máquina 4D Server. Para obter mais informações, consulte a Guia de instalação.

Para criar ou abrir uma base servidor, lance 4D Server.

1. Lance 4D Server fazendo duplo clique no ícone do programa.

Quando é lançado por primeira vez a aplicação, mostra a caixa de diálogo de ativação da aplicação. Posteriormente, se mostrará uma janela vazia ao início. Este funcionamento pode ser configurado utilizando as Preferências da aplicação. Neste exercício, criaremos uma nova base vazia.

2. Selecione o comando Nova base de dados... no menu Arquivo de 4D Server.

Aparece uma caixa de diálogo estandarte de guardar arquivo, a qual lhe permite definir o nome e o lugar da base a criar.

3. Defina uma localização, logo ingresse o nome de sua base.

Digite Empregados, logo faça clique em Guardar.

4D Server cria automaticamente os arquivos e pastas necessárias para a operação da base, logo aparece a janela de administração:

A Janela de administração de 4D Server é composta por várias páginas, acessíveis através de guias. A página Monitor exibe informações dinâmicas relativa a operação do banco de dados e também informações sobre o sistema e a aplicação 4D Server.

Entre outras páginas, note que as páginas Usuários e Processos indicam respectivamente o número de usuários conectados a base e o número de processos em execução atualmente. Observe que, neste momento, o número de usuários conectados é zero. Isso significa que atualmente nenhum cliente está conectado a base. O número de processos que está sendo implementado é doze. Estes doze processos são criados automáticos pelo motor de base e servidores integrados de 4D Server (servidor de aplicação, servidor HTTP, servidor SQL).

Neste ponto, a base está disponível para as conexões distantes 4D Windows e/o Macintosh. No entanto, a base não está pronta para as conexões HTTP, porque estas conexões não estão autorizadas por padrão.

Consulte a seção Conexão ao banco de dados servidor com um 4D remoto . Neste tutorial, primeiro se conectará utilizando um 4D remoto, definirá a estrutura da base e adicionará alguns registros à base.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: 4D Server em 10 minutos

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de 4D Server ( 4D v16)