4D Server é o servidor de dados e de aplicações de multiplataforma de 4D.
Com o 4D Server, você pode criar e usar banco de dados multiusuários e aplicações personalizados en arquitetura cliente/servidor. A arquitetura cliente/servidor independentemente da plataforma de 4D Server administra pedidos para clientes 4D em Windows e Macintosh. 4D Server inclui desenvolvimento de ferramentas e segurança de dados, escalabilidade completa e conectividade para todas as opções de sistemas da empresa.
A arquitetura de 4D Server está totalmente integrada: o cliente e o servidor usam um aplicativo único 4D e os desenvolvedores não precisam projetar aplicativos específicos para o servidor e os clientes. Além disso, o 4D Server é um servidor "zero administração", é fácil de instalar, usar, administrar e é extremamente rentável.
4D Server fecha a lacuna entre sistemas baseados no compartilhamento de arquivos para nível baixo, lento e pouco eficaz e os mais avançados sistemas de RDBMS baseado em SQL que apesar de poderosos são complexos para implantar e evoluir com o tempo. Um aplicativo 4D Server pode ser facilmente integrado aos sistemas de informação existentes nas empresas (tais como Oracle, Sybase ou qualquer servidor compatível com ODBC). 4D Server direciona as necessidades dos grupos de trabalho em empresas de todos os tamanhos.
Um 4D sistema Server funciona com uma aplicação exclusiva para o cliente e o servidor. O software de cliente e o aplicativo de servidor são dois lados do mesmo produto, 4D. A aplicação 4D Server está dividida em duas partes: 4D Server e 4D em modo remoto, que formam a arquitetura cliente/servidor.
A parte 4D Server reside na máquina do servidor e armazena e gerencia o banco de dados no servidor e permite aos usuários manipular a base de seus próprios computadores (clientes).
A aplicação 4D reside em cada máquina cliente e pode ser usada no modo local ou remoto. Em modo local, os usuários podem trabalhar com um banco de dados ou uma aplicação 4D armazenado localmente em sua máquina. No modo remoto, os usuários acessam à base no servidor e executam operações de banco de dados, como adição de registros, gerar relatórios e modificar o design da base. Tudo pode ser feito com o 4D em modo local utilizando o 4D Server e 4D em modo remoto.
Não é necessário nenhum middleware ou desenvolvimentos adicionais para operar em um ambiente cliente/servidor. 4D e 4D Server compartilham as mesmas ferramentas de interface, a mesma linguagem e o mesmo sistema de gerenciamento de informações.
Uma aplicação local independente facilmente se transforma em um configuração cliente/servidor para o grupo de trabalho. Da mesma forma, uma aplicação criada com 4D Server passa automaticamente a uma aplicação independente com 4D em modo local.
4D Server é como 4D, centrado no usuário. 4D Server é um sistema Plug and Play (PNP) completo.
Janela de administração de 4D Server
Administração centralizada em linha, gráfica: A janela de administração de 4D Server exibe automaticamente informações importantes relacionadas com a atividade do aplicativo: total memória atribuída para o 4D Server, os dados em cachê, número e nome de usuários conectados, número de processos e o estado de cada um, monitoramento de backups e solicitações e atividade dos servidores.
Auto configurável e escalável: 4D Server está desenhado para integrar novos protocolos, clientes e plug-ins sem que seja necessário reconfigurar ou fazer reengenharia.
Atualização automática e dinâmica das equipes clientes, controle de versões: Todas as equipes de 4D conectadas recebem automaticamente e dinamicamente os novos elementos de uma aplicação cada que a base evolui o que um plug-in ou componente de plug-in é adicionado, excluído ou modificado. Além de se há criado uma aplicação de cliente/servidor personalizada, é possível baixar automaticamente as novas versões das aplicações 4D client executável quando a aplicação 4D Server é atualizada.
Conexões automáticas assíncronas via o protocolo estandarte TCP/IP: 4D Server e 4D se comunicam de maneira transparente utilizando o protocolo TCP/IP sem importar a plataforma do cliente e do servidor. Como o protocolo TCP/IP está integrado em todos os sistemas operativos, seu uso não requer nenhuma instalação adicional.
Gestão simultânea das sessões e dos contextos das conexões 4D, SQL e HTTP: 4D Server cria e mantém automaticamente um ambiente de trabalho atual para cada combinação tabela/processo/usuário. Esta arquitetura baseada nas sessões permitem a cada processo usuário manipular os dados independentemente e simultaneamente. O servidor SQL de 4D Server lida automaticamente as petições SQL internas ou externas. O servidor HTTP de 4D Server responde as petições HTTP e eventualmente as petições SOAP.
Bloqueio automático de registros: 4D Server oferece bloqueio e liberação automática dos registros, evitando problemas comuns associados à modificação dos registros “em uso”. O bloqueio de registros também elimina problemas associados com o bloqueio de páginas os arquivos que se encontram em outros sistemas.
Sistema de mensagens usuário integrada: 4D Server oferece todos os aspectos de interface usuário que respondem as necessidades dos entornos de desenvolvimento integrados modernos. Por exemplo, 4D Server pode informar aos clientes das ações de administração que se estão levando a cabo, tais como desconexões e backups.
Métodos de inicio e de desconexão automatizados: 4D Server chama automaticamente vários métodos base que respondem a aspectos específicos: On Server Startup, On Server Shutdown, On Server Open Connection, On Server Close Connection, eOn Web Connection. Método banco de dados On Server Startup pode inicializar e carregar automaticamente todos os objetos que se utilizarão durante o resto da sessão.
Além das funções de 4D, 4D Server oferece as seguintes características:
Gestão de dados em ambiente multiusuário: Vários usuários simultaneamente podem executar operações de banco de dados na mesma tabela ou tabelas diferentes, como adicionar, modificar, excluir, pesquisar, classificar e imprimir registros. A integridade dos dados é assegurada por um sistema de bloqueio interno de registros.
Desenvolvimento de multiusuário: Vários usuários podem desenvolver e projetar uma base ao mesmo tempo. Por exemplo, membros de uma equipe podem, simultaneamente, modificar os atributos de uma tabela, criar e modificar formas e métodos. A integridade da estrutura está protegida por um sistema interno de objetos de bloqueio.
Arquitetura independente da plataforma cliente /servidor: A arquitetura gerencia o desempenho de banco de dados de forma idêntica para os clientes Macintosh e Windows. Incluindo plataformas desenvolvimento plataforma cruzada simultânea ou para operações de dados de entrada e modificação de dados para as equipes em diferentes ambientes materiais.
Versões 64-bit: 4D Server em Windows (desde versão 12.1) e em Mac OS (desde versão 15.1) estão disponíveis em versões 64-bit. Arquitetura 64-bit permite que suas aplicações direcionem mais RAM.
Arquitetura de plug-ins Windows e Mac OS: A versão do Windows e a versão de Mac OS de 4D Server permite que você instale plug-ins Windows e Mac OS X ao mesmo tempo no computador servidor. Essa arquitetura simplifica a distribuição de plug-ins 4D independentemente da plataforma. Os plug-ins são tratadas com transparência por 4D e 4D Server, independentemente da plataforma que executam o cliente.
Servidor HTTP integrado: Como 4D em modo local, 4D Server e cada 4D em modo remoto tem um motor HTTP que permite publicar as bases 4D na Web. Sua base de dados pode ser publicada diretamente na Web. Não necessita desenvolver um sistema de base de dados, um site web ou uma interface CGI entre eles. Sua base é seu site web. Também pode transformar toda equipe 4D remoto em um servidor web. Para maior informação sobre o motor web integrado de 4D Server e 4D, consulte a seção SORT ARRAY no manual Linguagem de 4D.
Seguridade das conexões via SSL (Secured Socket Layer): Pode criptografar as conexões 4D Server. A arquitetura cliente/servidor “clássica” pode utilizar os serviços de criptografar SSL. Para maior informação, consulte a seção Criptografar conexões cliente-servidor.
Triggers: Um trigger é um método associado a uma tabela. É uma das propriedades da tabela. Você não chama aos triggers; eles são chamados automaticamente pelo motor da base de dados cada vez que manipula os registros da tabela (adicionar, excluir e modificar). Com 4D Server, os triggers se executam na equipe servidor. Todo cliente, bem seja 4D ou uma aplicação conectada via ODBC, está sujeita as regras da base de dados controladas pelos triggers. Para maior informação sobre os triggers 4D, consulte a seção ARRAY REAL no manual Linguagem de 4D.
Procedimentos armazenados: Pode criar métodos 4D que se executarão localmente em seu próprio processo na equipe servidor ou em vários equipes clientes. Utilizando a terminologia da indústria cliente/servidor estas funções se chamam “procedimentos armazenados.” No entanto, 4D Server oferece uma arquitetura que vai além do conceito estandarte dos procedimentos armazenados. Com 4D Server, um procedimento armazenado é em realidade um processo servidor (ou um processo cliente, ver a continuação) que executa o código de maneira assíncrona e independentemente de todos os outros processos executados nos equipes cliente o servidor. Em uma arquitetura cliente/servidor estandarte, um procedimento armazenado executa e devolve um resultado (de maneira síncrona ou assíncrona). Com 4D Server, pode iniciar um procedimento armazenado que se executa durante uma sessão cliente/servidor e que responde a demanda, as mensagens enviados pelos clientes. Simultaneamente, pode lançar outro procedimento armazenado que não interage com os clientes, mas que sincronize os dados com um servidor SQL ou com outro 4D Server, utilizando um plug-in de conectividade 4D ou ODBC. Não há limite (exceto hardware e memória) para o número de procedimentos armazenados que pode executar simultaneamente. Um procedimento armazenado se executa em seu próprio processo e portanto, como qualquer processo usuário, pode manter seu próprio contexto de base de dados (seleção atual). Adicionalmente, a linguagem 4D oferece comandos que permitem aos processos cliente ler e escrever as variáveis processo nos procedimentos armazenados (incluindo as variáveis BLOB), permitindo uma comunicação eficaz e flexível entre os clientes e os procedimentos armazenados. Utilizando procedimentos armazenados, pode adicionar novos serviços personalizados a 4D Server. Para maior informação consulte a seção Stored Procedures.
Procedimentos armazenados executados em cliente: 4D Server permite, a partir de uma equipe cliente ou servidor, executar procedimentos armazenados em um ou várias equipes clientes. Portanto, pode otimizar a repartição de cargas de trabalho entre as equipes e o servidor, o construir aplicações utilizando as possibilidades de comunicação entre clientes. Para maior informação, consulte a seção Stored Procedures.
Rota de acesso ao servidor: A rota de acesso a uma base de dados servidor pode ser guardada com uma senha de usuário. Esta funcionalidade permite a um usuário conectar-se a uma base de dados no servidor fazendo dobre clique simplesmente em um documento .4DLink. Para maior informação, consulte a seção Conexão a um banco de dados 4D Server.
Registro como serviço: Em Windows, 4D Server pode ser lançado como um serviço.
Sistema de backup integrado: Em Windows, 4D Server inclui um módulo completo de back-up de base de dados e de restauração. Este modulo permite fazer back up de uma base em uso, sem ter que sair da aplicação. Os back-ups podem ser lançados manual ou automaticamente, a intervalos regulares e sem intervenção do usuário. Em caso de um incidente, a restituição e/o reinício da base podem igualmente ser iniciado automaticamente.
Backup por espelho lógico: Em aplicações críticas, é possível estabelecer um sistema de backup por espelho lógico, o qual permite um reinicio instantâneo se ocorre um incidente na base operacional.
Plug-ins de conectividade: Com los plug-ins de conectividade 4D tais como 4D ODBC Pro, 4D Server e 4D podem acessar diretamente as bases em mini ou grandes sistemas como ORACLE ou toda fonte de dados ODBC. A informação pode ser compartilhada de forma interativa entre estas bases. Além disso, 4D oferece um driver 4D Server ODBC que permite a todos clientes ODBC se conectar e trabalhar com 4D Server.