4D v16.3

Seleções temporárias

Página Inicial

 
4D v16.3
Seleções temporárias

Seleções temporárias  


 

 

Seleções temporais oferecem uma maneira fácil de manipular várias seleções simultaneamente. Uma seleção temporal é uma lista ordenada de registros para uma tabela em um processo. Esta lista ordenada pode ter um nome e ser armazenada em memória. As seleções temporais oferecem uma maneira simples de guardar em memória a ordem da seleção e o registro atual da seleção.

Os seguintes comandos lhe permitem trabalhar com seleções temporais:

As seleções temporais são criadas com os comandos COPY NAMED SELECTION, CUT NAMED SELECTION e CREATE SELECTION FROM ARRAY. As seleções temporais são utilizadas geralmente para trabalhar em uma ou mais seleções e para guardar e depois restaurar uma seleção ordenada. Pode haver várias seleções temporais para cada tabela em um processo. Para reutilizar uma seleção temporal como seleção atual, chame USE NAMED SELECTION. Quando tiver terminado de utilizar uma seleção, utilize CLEAR NAMED SELECTION.

Nota: A combinação da instrução SET QUERY DESTINATION(Into named selection;namedselection) com um comando de pesquisa (por exemplo QUERY) também pode ser utilizada para criar uma seleção temporal. Consulte a descrição do comando SET QUERY DESTINATION.

As seleções temporais podem ter um alcance processo ou interprocesso.

Uma seleção temporal é interprocesso se seu nome está precedido pelos símbolos (<>), um signo “menor que” seguido por um signo “maior que”.

Nota: esta sintaxe pode ser utilizada em Windows e Macintosh. Além disso, em Macintosh, pode utilizar o símbolo diamante (Opção-Maiúscula-V).

O alcance (escopo) de uma seleção temporal interprocesso é idêntico ao alcance de uma variável interprocesso. Se puder acessar a uma seleção temporal interprocesso desde qualquer processo.

Uma seleção temporal cujo nome não tiver como prefixo os símbolos (<>) é processo em alcance e está disponível só no processo na qual foi criada.

Com 4D em modo remoto e 4D Server, uma seleção temporal interprocesso está disponível unicamente para os processos do cliente que a criou. Uma seleção temporal interprocesso não está disponível em outras máquinas clientes.

Uma seleção temporal processo só está disponível dentro do processo na qual foi criada e no servidor.

Uma seleção temporal local está definida pelo processo que a criou e não é visível no servidor.

Advertência: a criação de uma seleção temporal necessita acesso a seleção da tabela. Como as seleções se mantém no servidor e um processo local não tiver acesso ao servidor de dados, não utilize seleções temporais em processos locais.

A seguinte tabela indica os princípios de visibilidade dos conjuntos em função de seu alcance (escopo) e de onde foram criados:

As diferenças entre conjuntos e seleções temporárias são:

  • Uma seleção temporal é uma lista ordenada de registros; um conjunto não.
  • Os conjuntos são eficientes no uso de memória, porque necessitam só um bit por cada registro no arquivo. As seleções temporais necessitam 4 bytes para cada registro na seleção.
  • A diferença dos conjuntos, as seleções temporais não podem ser guardadas em disco.
  • Os conjuntos tem as operações padrão Intersecção, União e Diferença; as seleções temporais não podem ser combinadas com outras seleções temporais.

As similitudes entre as seleções temporárias e os conjuntos são:

  • Como um conjunto, uma seleção temporária existe em memória.
  • Uma seleção temporária e um conjunto armazenam referências a um registro. Se os registros são modificados ou apagados, a seleção temporária ou o conjunto podem se tornar inválidos.
  • Como um conjunto, uma seleção temporária "lembra” o registro atual do momento no qual foi criado.



Ver também 

Convenções
SET QUERY DESTINATION

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Seleções temporárias

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de linguagem 4D ( 4D v16)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.1)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.2)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.3)