O comando SET PRINT OPTION se utiliza para modificar por programação o valor de una opção de impressão..
Cada opção definida utilizando este comando se aplica a toda la base e durante toda a sessão sempre que no se chame outro comando que modifique os parâmetros de impressão (PRINT SETTINGS, PRINT SELECTION sem o parâmetro > parâmetro, etc.). Se tiver aberto um trabalho de impressão, a opção está configurada para o trabalho e não pode ser modificada enquanto o trabalho não tiver terminado.
O parâmetro opção lhe permite indicar la opção a modificar. Pode passar uma das constantes predefinidas do tema “Opções de Impressão”, ou um código de opção PDF (utilizável com o driver PDFCreator em Windows unicamente).
Passe nos parâmetros valor1 e valor2 (opcionalmente) os novos valores da opção especificada. O número e natureza dos valores passados depende do tipo de opção especificada.
A tabela abaixo lista as opções e seus possíveis valores:
Constante
Tipo
Valor
Comentário
Paper option
Inteiro longo
1
Se usar apenas valor1, contém o nome do papel. SE usar ambos parâmetros, value1 contém a largura do papel e valor2 contém a altura do papel. A largura e altura são expressas em píxels. Use o comando PRINT OPTION VALUES para obter o nome, altura e largura de todos os formatos de papel oferecidos pela impressora.
Orientation option
Inteiro longo
2
valor1 apenas: 1=Retrato, 2=Paisagem. Se uma opção de orientação diferente for usada, GET PRINT OPTION retorna 0 em valor1. Versões 64-bit: Esta opção pode ser chamada dentro de um trabalho de impressão, que significa que pode trocar de retrato a paisagem, ou vice versa, durante o mesmo trabalho de impressão.
Scale option
Inteiro longo
3
valor1 apenas: valor escalar em porcentagem. Tome cuidado, algumas impressoras não permitem que essa escala seja modificada. Se passar um valor inválido, a propriedade é resetada para 100% ao começar a impressão.
(Só em Windows) valor1 apenas: código especificando o modo para manejar cor: 1=Branco e preto (monocromático) , 2=Cor. versões 64-bit: Esta opção não é compatível com versões 4D 64-bit (obsoleto)
Destination option
Inteiro longo
9
valo1: código especificando o tipo de destino de impressão: 1=Printer, 2=(PC)/PS File (Mac), 3=PDF file, 5=Screen (opção OS X driver). Se valor1 for diferente de 1 ou 5, valor2 contém rota de caminho para o documento resultante. Esta rota será usada até que outra rota seja especificada. Se um arquivo com o mesmo nome já existir no local destino, será substituído. Com GET PRINT OPTION, se o valor atual não estiver na lista pré-definida, valor1 contém -1 e a variável de sistema OK é marcada como 1. Se um erro ocorrer, valor1 eda variável sistema OK é estabelecida como 0. Nota: Em Windows, pode estabelecer o destino de impressão para 3 (PDF File) quando o driver PDF Creator tiver sido instalado. Quando os valores (9;3;path) são passados, 4D automaticamente inicia uma impressão PDF "silenciosa" que leva em consideração qualquer opção de código que são passadas (note que se passar uma string vazia em valor2 ou omitir este parâmetro, um diálogo de salvar arquivo aparece quando imprimir. Depois da impressão, as configurações atuais são restauradas. Isso simplifica controle de impressão de PDF para 4D e permite que crie código multiplataforma. Quando os valores (9;3;path) não são passados, impressão não é controlada por 4D e qualquer código de opção PDF Creator que forem passados são ignorados.
Double sided option
Inteiro longo
11
(Windows apenas) value1: 0=Single-sided or standard, 1=Double-sided. Se value1=1, value2 contém a binding: 0=Left binding (padrão), 1=Top binding. Nota: Esta opção pode somente ser usada em Windows.
Spooler document name option
Inteiro longo
12
valor1 unicamente: nome do documento de impressão atual, que aparece na lista de documentos da fila de impressão. O nome definido para esta instrução será utilizada para todos os documentos de impressão da sessão até que um novo nome ou uma string vazia não seja passada. Para utilizar ou reestabelecer o funcionamento normal (usando o nome de método no caso de um método, o nome da tabela para um registro, etc.), passe uma string vazia em valor1.
Mac spool file format option
Inteiro longo
13
(apenas em Mac) valor1 apenas: 0=trabalho de impressão em modo PDF (valor padrão) 1=trabalho de impressão em modo PostScript. Notas: - Esta opção não tem efeito em Windows. - Em OS X, a impressão é feita como um PDF de maneira padrão. Entretanto o driver de impressão PDF não é compatível com imagens PICT com informação PostScript encapsulada — estas imagens são geradas, mais especificamente, por software de desenho vetorial. Para evitar este problema, esta opção permite que modifique o modo de impressão para usar OS X para a sessão atual. Lembre que impressão em modo PostScript pode levar a efeitos colaterais indesejados. Versões 64-bit: Esta opção não é compatível foi substituida pela opção Generic PDF driver do comando SET CURRENT PRINTER
Hide printing progress option
Inteiro longo
14
(apenas em Mac) valor1 unicamente: 1=ocultar janelas de progresso, 0= mostrar as janelas de progresso de impressão (como padrão). Esta é uma opção particularmente útil no caso de impressão PDF em OS X. Nota: já existe uma opção de progresso de impressão acessível vía o quadro de diálogo Propriedades do banco de dados (página Interface). Entretanto, se aplica globalmente a aplicação e nãooculta todas as janelas em OS X.
Page range option
Inteiro longo
15
valor1=primeira página a imprimir (valor padrão é 1) e (opcional) valor2=número da última página a imprimir (valor padrão -1 = fim do documento).
Legacy printing layer option
Inteiro longo
16
(4D versões 64-bit em Windows apenas) value1 apenas: 1=seleciona a capa de impressão legado baseada em GDI para os trabalhos de impressão subsequente. 0=seleciona a capa de impressão D2D (padrão). Versões 64-bit Este seletor é suportado apenas em aplicações 4D 64-bit monousuário em Windows; é ignorada em outras plataformas. Sua intenção é permitir a plugins legado que imprimam dentro de trabalhos 4D em aplicações4D 64-bit
Quando tiver fixado utilizando este comando, uma opção de impressão será conservada durante toda a sessão para toda a aplicação 4D. Será utilizada pelos comandos PRINT SELECTION, PRINT RECORD, Print form e QR REPORT e WP PRINT, como também pela impressão de 4D, incluindo em modo Desenho.
Notas:
É indispensável utilizar o parâmetro opcional > com os comandos PRINT SELECTION, PRINT RECORD e PAGE BREAK para evitar reinicializar as opções de impressão que foram definidas utilizando o comando SET PRINT OPTION.
O comando SET PRINT OPTION só opera com impressoras PostScript. Pode utilizareste comando comoutros tipos de impressoras, tais comoPCL ou tinta, mas neste caso, é possívelque algumas opçõesnão estejam disponíveis.
Para poder utilizar um código de opção PDF no parâmetro opção, deve haber instalado o driver PDFCreator em seu entorno 4D (para mayor informação, consulte a secção Integração do driver PDFCreator em Windows). Além disso, para que o código de opção seja levado em consideração, deve ter ativado o driver de impressão PDF para 4D através da seguinte instrução:
Um código de opção PDF é um valor de tipo texto que consta de duas partes, TipoOpção e NomeOpção, combinados como "TipoOpção:NomeOpção". Esta é a descrição deste código:
TipoOpção indica si usted especifica una opção nativa de PDFCreator ou uma opção de administração PDF de 4D. São aceitos dois valores:
PDFOptions = opção nativa
PDFInfo = opção interna.
NomeOpção especifica a opção a definir (dependendo do valor de TipoOpção).
Se TipoOpção = PDFOptions, pode passar uma das numerosas opções nativas de PDFCreator. Por exemplo, a opção UseAutosave afeta o backup automático. Para poder modificar esta opção, passe "PDFOptions:UseAutosave" no parâmetro opção e o valor a utilizar no parâmetro valor1. Para uma descrição completa das opções nativas de PDFCreator, consulte a documentação do driver PDFCreator.
Se TipoOpcion = PDFInfo, pode passar em NomeOpção um dos seguintes seletores específicos:
Reset print: permite reinicializar o estado de espera interna, particularmente, para sair do ciclo infinito. Em este caso, valor1 no se utiliza.
Reset standard options : permite restabelecer todas as opções de PDFCreator a seus valores por padrão. Se houver uma impressão em progresso, os parâmetros por padrão são aplicados depois que termine a impressão. Neste caso, valor1 não é utilizado.
Start: permite iniciar ou parar o gestor de filas de impressão de PDFCreator. Passe 0 em valor1 para detê-lo e 1 para iniciá-lo.
Reset options: permite reiniciar todas as opções modificadas desde o início da sessão utilizando o comando SET PRINT OPTION e o seletor PDFOptions
Version : permite ler o número de versão atual do driver PDF. Este seletor só pode utilizarse com o comando GET PRINT OPTION. O número se devolve no parâmetro valor1.
Last error: permite ler o último erro devolto pelo driver PDFCreator. Este seletor pode utilizarse unicamente com o comando GET PRINT OPTION. O número de erro se devolve no parâmetro valor1.
Print in progress: permite saber si 4D está esperando una impressão de PDFCreator. Este seletor pode utilizarse unicamente com o comando GET PRINT OPTION. O parâmetro valor1 devolve 1 si 4D está esperando a PDFCreator e 0 do contrario.
Job count: permite conhecer o número de trabalho em espera de a cola de impressão. Este selector pode utilizarse unicamente com o comando GET PRINT OPTION. O número de trabalhos se devolve no parâmetro valor1.
Synchronous Mode: permite definir o modo de sincronização entre as petições de impressão enviadas por 4D e o driver PDFCreator. Como 4D não pode obter informação relacionada com o estado atual de um trabalho de impressão que está na fila de impressão, esta opção permite controlar a execução de tarefas enviando-as unicamente quando o estado do driver PDFCreator seja "livre". Neste caso, 4D é sincronizado com o driver. Passe 0 em valor1 para que 4D envie imediatamente as petições de impressão (valor por padrão) e 1 para que 4D se sincronize e espere que o driver tenha terminado o trabalho antes de enviar outra tarefa.
Nota: depois de cada impressão, 4D restabelece automaticamente os parâmetros anteriores do driver PDFCreator com o fim de evitar toda interferência com os outros programas que utilizam PDFCreator.
O método a seguir ativa o driver PDF de maneira a imprimir todos os registros da tabela na localização C:\Test_PDF_X onde X é o número de sequência do registro:
SET CURRENT PRINTER(PDFCreator Printer Name) // Em Windows, selecione a impressora virtual instalada por PDFCreator If(OK=1) // Se PDFCreator está instalado</p><p>ALL RECORDS([Table_1]) For($i;1;Records in selection([Table_1])) SET PRINT OPTION(Destination option;3;"C:\\Test\\Test_PDF_"+String($i)) // A opção de destino 3 lança uma tarefa de impressão PDFCreator PRINT RECORD([Table_1];*) NEXT RECORD([Table_1]) End for // Reinicialização das opções do driver PDFCreator SET PRINT OPTION("PDFInfo:Reset standard options";0) End if
Nas versões 64-bits, o valor Opção de Orientação pode ser modificado dentro do mesmo trabalho de impressão (caso especial). Note que a opção deve ter sido estabelecida antes do comando PAGE BREAK:
Se o valor passado por uma opção é incorreto ou se não estiver disponível na impressora, o comando devolve um erro (que pode interceptar utilizando um método de gestão de erros instalado pelo comando ON ERR CALL) e o valor atual da opção permanece sem mudanças.