4D v16.3

Mudanças de comportamento

Página Inicial

 
4D v16.3
Mudanças de comportamento

Mudanças de comportamento    


 

A gestão de licenças para os produtos 4D foi melhorada em 4D v16:

Primeira ativação simplificada: a entrada de um novo número de licença no diálogo "Administrador de licenças" se ativa automaticamente, em uma única operação, 4D Server e todas suas expansões relacionadas (clientes adicionais, plug-ins, etc.)

Novo botão Atualizar: agora pode ativar suas licenças simplesmente clicando no botão Atualizar no diálogo "Administrador de licenças".

Este novo botão o conecta a nosso bando de dados clientes e ativa automaticamente todas suas licenças novas ou atualizações vinculadas a licença atual (a licença atual aparece em negrito na lista de Licenças ativas). Só necessita ingressar seus identificadores 4D (conta e senha). Pode clicar no botão Atualizar nos seguintes contextos:

  • Quando adquirir uma expansão adicional e deseje ativá-la,
  • Quando necessite atualizar um número temporário caducado (Partners ou evoluções).

Nova função de ativação automática: esta función é ativada quando se lança um produto 4D mais reciente para o qual ainda não foi introduzida sua licença ou quando a licença detectada na máquina onde foi lançado o produto não seja válida. Se inicia o procedimento de auto-ativação:

  • Quando abrir/criar um banco de dados local interpretado com 4D Developer Edition. Neste caso, um diálogo lhe informa que estará conectado a nosso banco de dados clientes e suas licenças serão ativadas (deverá introduzir a senha de sua conta de usuário).
  • Quando lançar uma aplicação 4D Server. Neste caso, para permitir seu uso como serviço ou para permitir atualizações automáticas, o proceso de auto-ativação é transparente para o usuário e totalmente automático (não é mostrado nenhum diálogo).

OBJECT SET FORMAT / OBJECT Get format: estes comandos agora são compatíveis com ícones nos cabeçalhos de list box.

METHOD GET CODE: este comando devolve o código como texto indentado.

DELETE FOLDER: este comando agora pode eliminar uma pasta que não esteja vazia

Fontes  

O comando FONT LIST em Windows só devolve fontes vetoriais.

64 bits unicamente: as novas funcionalidades detalhadas nesta seção só estão disponíveis nas versões 4D v16 64 bits (4D Developer Edition e 4D Volume Desktop, ver a seção Arquitetura de impressão (redesign)).

A arquitetura de impressão foi reescrita completamente nas versões 4D 64 bits para beneficiar-se das bibliotecas de impressão e dos diálogos mais recentes baseados ​no sistema operativo. Apesar desta atualização interna é principalmente transparente para os usuarios de 4D, devem prestar atenção nas mudanças abaixo:

  • A caixa de diálogo Imprimir (Windows e OS X) foi atualizada e é um  diálogo sistema padrão em ambas plataformas.
  • Em Windows, a caixa de diálogo Configurar página foi atualizada; Agora é oferecida pelo sistema operativo.
  • Comando PRINT SETTINGS: o diálogo Configurar página não é mostrado automaticamente quando for chamado a um comando de impressão. Para mostrá-lo, deve utilizar a constante Page setup dialog no parâmetro tipoDial.
    Uma segunda constante foi agregada a este comando: Print dialog lhe permite indicar se desejar ou não mostrar o diálogo de impressão.
  • Foram modificadas as  opções de impressão abaixo (usadas com os comandos GET PRINT OPTION ou SET PRINT OPTION):

    Opção (constante)SOEstado em 4D v16Comentários
    2 (Opção Orientação)Windows e OS XAtualizadoPode ser chamado dentro de uma tarefa de impressão, o que significa que pode mudar a orientação vertical ou horizontal no mesmo trabalho de impressão.
    8 (Opção cor)Windows unicamenteEliminadoObsoleto
    13 (Opção Mac spool file format)OS X unicamenteEliminadoSubstituído por uma nova opção do comando SET CURRENT PRINTER.

Nota: os comandos OPEN PRINTING JOB, CLOSE PRINTING JOB, SET PRINT OPTION e SET PRINT OPTION são ​​compatíveis com o comando 4D Write Pro WP PRINT: para mais informação, consulte WP PRINT. Todas as opções são compatíveis com os documentos 4D Write Pro, exceto as opções Paper option e Orientation option, pelo que recomendamos utilizar o comando WP USE PAGE SETUP para configurar o tamanho e a orientação da página por separado.

Array de controle de linhas

Uma nova propriedade Array de controle de linhas lhe da a possibilidade de controlar as novas propriedades da interface:

  • oculto ou visível (visível como padrão)
  • ativado ou desativado (ativado como padrão)
  • selecionável  ou não selecionável (selecionável como padrão)
    A propriedad Array de controle de linhas pode ser estabelecida ou obter utilizando os comandos LISTBOX SET ARRAY e LISTBOX Get array. O array também pode ser devolvido pelo comando LISTBOX GET ARRAYS.
    Em versões anteriores de 4D, esta propriedade se chamava "Array de linhas ocultas" e esperava um array booleano. Por razões de compatibilidade, se suporta um array booleano como um array de controle de linhas. Neste array, cada elemento representa o estado oculto/mostrado de sua linhaa correspondente no list box. True significa que a linha está oculta e False significa que se mostra. 

Cabeçalhos e rodapés

a altura mínima em píxels dos cabeçalhos, depende de sistema. Se passar um valor que for demasiado pequeno, se substitui pelo tamanho mínimo definido no sistema para os cabeçalhos. Não há um tamanho mínimo para linhas e rodapés de página.

Em Windows 7, a altura mínima do cabeçalho é de 24 píxels. Os cabeçalhos cuja altura for inferior em seus bancos de dados convertidos são redimensionados automaticamente a 24 píxels.
Também pode definir a altura dos cabeçalhos e rodapés de página de forma dinâmica utilizando os comandos LISTBOX SET HEADERS HEIGHT e LISTBOX SET FOOTERS HEIGHT.

Já que a renderização pode não satisfazer inteiramente suas expectativas, isto é algo que deve recordar marcar em seus formulários.

List boxes convertidos

Os list boxes resultantes da conversão das antigas áreas de rolagem agrupadas são conectados. Os list boxes conectados funcionam de maneira coordenada: a seleção de uma linha em um list box leva a mesma linha que se seleciona em qualquer outro list box pertenencente ao mesmo grupo conectado; O deslocamento vertical um list box ativa o mesmo deslocamento em todos os list box pertencentes ao mesmo grupo conectado.

Nota: os list box convertidos também são agrupados no formulário (função padrão de 4D).
Os list boxes podem ser conectados e desconectados  utilizando os comandos Conectar e Desconectar que se encontram no menu Objeto do editor de formulários:

Estes comandos são ativados quando se selecionam vários list boxes em um formulário. Quando se seleciona um list box conectado (ou seja, um list box que pertence a um grupo conectado), se mostra um "distintivo" específico em todos os list boxes que pertencem a este mesmo grupo conectado:

Estes principios lhe permitem reproduzir a mesma operação das áreas deslocáveis agrupadas anteriormente; Entretanto, lhe recomendamos que adapte seus formularios convertidos para que utilizem as funcionalidades padrão dos list box.

As opções avançadas de Assistente para formulários foram atualizados em função das evoluções de hardware e de produto:

  • A lista de Tamanhos de tela agora incluem a resolução "2048x1536":

  • Nos formulários gerados, a propriedade Nome da variável se deixa em branco para os botõs de navegação.

Graças a um novo algoritmo interno, a execução do comando [#cmd id="233"/] foi acelerada significativamente em 4D v15 R3 quando se substitui uma string por outra de diferente longitude. Este é o caso por exemplo nas seguintes substituições:

 vResult:=Replace string(Source_Text;"a";"aa") //baseado em caracteres
 vResult2:=Replace string(Source_Text2;"à";"aa";*) //baseado em códigos de caracteres

O novo algoritmo está otimizado para ambas sintaxes: quanto maior seja o texto fonte e mais substituições houver, mais significativa será a otimização.

Nossos benchmarks mostram os seguintes resultados, em comparação com o algoritmo anterior:

Substituições baseados ​nos códigos de carácteres (* passado)Substituições baseados ​nos caracteres (* omitidos)
Aproximadamente 950 vezes mais rápidoaproximadamente 4400 vezes mais rápido

Estas provas são realizadas substituindo "a" por "aa" em um arquivo que continha 32.000 ocorrências a substituir.

Note: a substituição de strings da mesma longitude é tão rápida quanto com o algoritmo anterior.

Informação adicional se oferece quando se detectam duplicados em campos únicos:

  • Quando se utiliza o CSM ou um comando como VERIFY DATA FILE, os arquivos de histórico gerados agora contém os nomes das tabelas e dos campos infratores, assim como cada valor duplicado.
  • Durante a introdução de dados, a caixa de diálogo de erro "chave duplicada" contém agora o nome da tabela e do campo concernente, assim como o valor duplicado.
  • O comando GET LAST ERROR STACK também contém informação detalhada sobre possíveis duplicados.
  • Quando 4D abre um arquivo de dados, se um índice necessitar ser construido (ou reconstruido), os duplicados são detectados automaticamente nos campos associados declarados como únicos. Neste caso, se mostra uma caixa de diálogo de advertência específica antes de abrir o banco de dados, oferecendo ao usuário a informação necessária para identificar e eliminar os duplicados:

Em versões anteriores de 4D, os comandos DOM Get XML element e DOM Count XML elements não eram sensíveis as maiúsculas e minúsculas com respeito ao parâmetro nomElement, que não é compatível com xml. A partir de 4D v16.2, estes comandos levam em consideração as maiúsculas e minúsculas como padrão. Se deseja r manter sua operação anterior, chame ao comando [#cmd id="1090"/] com o seletor XML DOM case sensitivity a XML case insensitive.

4D sempre utiliza o caractere de ponto (.) como separador decimal ao avaliar uma expressão numérica utilizando as etiquetas 4DTEXT, 4DVAR, 4DHTML, 4DHTMLVAR e 4DEVAL. Os parâmetros regionais agora são ignorados neste contexto.

Por exemplo, qualquer que seja a configuração regional:

 value:=10/4
 input:="<!--#4DTEXT value-->"
 PROCESS 4D TAGS(input;output)
  // sempre devolve 2.5 mesmo se a configuração regional usar  ',' como separador

Portanto, se seu código avalia expressõs numéricas que utilizam etiquetas 4D com respeito aos ajustes regionais, deve adaptá-lo utilizando o comando String:

  • Para obter valor com un ponto como ponto decimal: <!--#4DTEXT value-->
  • Para obter valor con un ponto decimal baseado na configuração regional: <!--#4DTEXT String(value)-->

Para mais informação, consulte Etiquetas HTML 4D.

Desativação do método HTTP TRACE, erro 405. Se necessitar reativarr este método, pode utilizar a opção Web HTTP TRACE com o comando WEB SET OPTION

Os nomes dos arquivos de histórico gerados durante as operações de manutenção através de CSM ou a janela de administração de 4D Server são agora únicos e portanto, são diferenciados cada vez que são salvadas no disco. Em versões anteriores, estes arquivos usavam sempre o mesmo nome, de modo que o arquivo de registro anterior (se houver) era sobrescrito pelo novo cada vez que se realizava uma nova operação de manutenção, o que significa que os arquivos de registro anteriores se purgavam automaticamente. Agora lhe corresponde ao administrador do banco de dados suprimir os arquivos de histórico mais antigos segundo seja necesário, tanto para 4D como para 4D Server.

Modificações entre as versões v15.x/v15Rx y v16: relativas a gestão de codificação e charsets, em particular para os nomes de arquivo anexos ao enviar correios eletrônicos. Nos bancos de dados onde são implementadas soluções, deve verificar que estas modificações não causem nenhum mal funcionamento.

Foram atualizados dois comandos: SMTP_Charset y SMTP_SetPrefs.

  • SMTP_Charset 
    Os nomes de arquivo adjuntos estão codificados em base64 
    - o valor 0 para os parâmetros indica que são utilizadas o valor predeterminado (e não "Não gerenciar"), o que significa:
         Para encodeHeaders: conjunto de caracteres UTF-8 para "Subject", ISO-8859-1 para os outros campos
         Para bodyCharset: conjunto de caracteres UTF-8 codificado base 64
    - O valor 1 para os parâmetros indica o uso de valores definidos pelo comando SMTP_SetPrefs.
  • SMTP_SetPrefs
    O segundo parâmetro (renomeado charset&Encoding) indica o conjunto de caracteres e a codificação utilizados no corpo da mensagem, assim como também o conjunto de caracteres dos cabeçalhos e os nomes de arquivos adjuntos que são enviados. A documentação foi aclarada e lista todas as combinações aceitas:
    ValorConjunto de caracteres e codificaçãoConjunto de caracteres dos cabeçalhos e nomes dos arquivos (codificação base64)
    -1Sem mudançasSem mudanças
    0Aplicação e binário; Sem codificaçãoISO-8859-1
    1Predeterminado: UTF-8 e base64Predeterminado: UTF-8 para objeto, ISO-8859-1 para os outros campos
    2US-ASCII e 7bitISO-8859-1
    3US-ASCII e quotable-printableISO-8859-1
    4US-ASCII  e base 64ISO-8859-1
    5ISO-8859-1 e quotable-printableISO-8859-1
    6ISO-8859-1 e base64ISO-8859-1
    7ISO-8859-1 e 8bitISO-8859-1
    8ISO-8859-1 e binaryISO-8859-1
    9ReservadoReservado
    10ISO-2022-JP (japonês) & 7bitISO-2022-JP
    11ISO-2022-KR (coreano) & 7 bitsISO-2022-KR
    12ISO-2022-CN (chinês tradicional e simplificado) e 7 bitISO-2022-CN
    13HZ-GB-2312 (Chinês simplificado) e 7 bitHZ-GB-2312
    14Shift-JIS (Japonês) e base64Shift-JIS
    15UTF-8 e quoted-printableUTF-8
    16UTF-8 e base64UTF-8

 
 

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Mudanças de comportamento

 
HISTÓRIA 

New
Modificado: 4D v16.2

 
ARTICLE USAGE

Conversão a 4D v16 ( 4D v16.2)
Conversão a 4D v16 ( 4D v16.3)

Inherited from : Changes in behavior ( 4D v16)