4D v16.3Introdução |
||
|
4D v16.3
Introdução
Introdução
È possível compilar seu aplicativo, ou seja, traduzir todos seus sistemas para a linguagem de máquina. A compilação de um banco de dados permite verificar a coerência do código e acelerar sua execução, como também possibilita proteger integralmente o código. A compilação é uma etapa indispensável entre o desenvolvimento de bancos de dados utilizando 4D e a implantação de aplicativos autônomos. Um computador é uma máquina na qual os comandos são escritos utilizando unicamente “0” e “1”. Esta linguagem binária é chamada linguagem de máquina. O coração da máquina, o microprocessador, só entende esta linguagem. Um programa escrito em qualquer linguagem de programação de alto nivel (C, C++, Java, BASIC, 4D, etc.) é primeiro traduzido à linguagem de máquina, de maneira que o microprocessador do computador o entenda.
Quando uma série das instruções é executada usando um intérprete, o processo é separado assim:
Este ciclo é executado para cada uma das instruções no programa. O programa que maneja a execução deste tipo de ciclo é chamado interpreter. Em um banco de dados em desevolvimento, os métodos de 4D são interpretados. Um programa compilado é completamente traduzido antes da sua execução. Este processo resulta em uma série de instruções na linguagem de máquina. Esta série pode ser salva e utilizada várias vezes. Desta forma, a fase de tradução é realizada só uma vez e a versão compilada do programa está disponível para ser executada repetidamente. Esta fase é completamente independente de qualquer uso do programa. O programa que gerencia a tradução se chama compilador. O compilador de 4D compila os sistemas do banco de dados, os sistemas de projeto, os triggers, os sistemas de formulário e os sistemas de objeto. Se não há nenhum destes elementos em um aplicativo, o compilador não terá nada para compilar. O primeiro benefício da compilação é a velocidade de execução. Há dois benefícios adicionais relacionados diretamente com a compilação:
O aumento na velocidade se deve a duas características do código compilado: a tradução direta e definitiva do código e o acesso direto aos endereços das variáveis e dos sistemas.
O compilador funciona também como um verificador da sintaxe de seus bancos de dados. O compilador revisa seu código sistematicamente e observa possíveis ambiguidades, enquanto 4D só o faz quando executa o método. Quando tiver compilado o seu banco de dados, é possível utilizar o gerador de aplicações para apagar o código interpretado. Neste caso, o acesso ao ambiente de Desenho (exceto para registros) é bloqueado. Para maiores informações sobre o gerador de aplicações, consulte Finalizar e distribuir aplicativos
O compilador está integrado a 4D. A compilação de um banco de dados é efetuada utilizando a caixa de diálogo a seguir: Também é possível iniciar diretamente uma compilação com os parâmetros atuais através do comando Start Compilation que se encontra no menu Desenho e no menu associado ao botão “Compilador” da barra de ferramentas. A compilação é efetuada levando em conta opções genéricas de compilação, configuradas na Página Compilador Preferências: A caixa de diálogo de abertura do banco de dados também permite escolher o modo interpretado ou compilado ao se iniciar o banco de dados (ver Opções da Caixa de diálogo de Abertura). Se você modificar a estrutura de seu banco de dados em modo interpretado, deve recompilá-lo para se levar em conta as mudanças no modo compilado. Quando se passa de um modo para outro, 4D fecha o modo atual e abre o novo modo. Este funcionamento requer a saída e reabertura do aplicativo. Por isso, cada vez que se passa de um modo para outro, 4D executa os sistemas do banco de dados (se especificado) nesta ordem: Método banco de dados On Exit -> Método banco de dados On Startup
|
PROPRIEDADES
Produto: 4D
HISTÓRIA
ARTICLE USAGE
Manual de Desenho 4D ( 4D v16) |