4D v16.3Gestão do arquivo de histórico |
||
|
4D v16.3
Gestão do arquivo de histórico
Gestão do arquivo de histórico
Um banco explorado continuamente sempre está registrando alterações, e adições ou eliminações de registros. Realizar backups regulares dos dados é importante, porém não permite (em caso de um incidente) recuperar os dados introduzidos desde o último backup. Para responder a esta necessidade, 4D agora oferece uma ferramenta específica: o arquivo de histórico. Este arquivo permite garantir a segurança permanente dos dados do banco de dados. O arquivo de histórico gerado por 4D contém todas operações realizadas nos dados da tabela com histórico da base, as quais são registradas sequencialmente. Por padrão, todas as tabelas são guardadas no histórico, ou seja, se incluem no arquivo de histórico, mas pode não ser selecionada tabelas individuais utilizando a propriedade [#title id="651" anchor="1282124"/]. Desta forma, cada operação efetuada por um usuário causa duas ações simultâneas: a primeira no banco de dados (a instrução é executada normalmente) e a segunda no arquivo de histórico (a descrição da operação é registrada). O arquivo de histórico é criado de maneira independente sem afetar ou tornar mais lento o trabalho do usuário. Um banco de dados só pode trabalhar com um arquivo de histórico ao mesmo tempo. O arquivo de histórico registra os seguintes tipos de operações:
Para maiores informações sobre estas ações, consulte o Análise de atividade. O arquivo de histórico é administrado por 4D, levando em conta igualmente todas as operações que afetam o arquivo de dados, sem importar as manipulações efetuadas por um usuário, os sistemas 4D, o motor SQL, os plug-ins 4D (4D Write, 4D View, etc.), um navegador de Web. O esquema a seguir resume o princípio geral de funcionamento do arquivo de histórico: O arquivo de histórico atual é salvo automaticamente com o arquivo de dados atual. Este mecanismo tem duas vantagens principais:
Por padrão, toda banco de dados criado com 4D utiliza um arquivo de histórico: a criação deste arquivo é parte da estratégia de backup automático (consulte Estratégia de Backup automático). O arquivo de histórico se chama NomeArquivoDados.journal e se localiza na pasta que contém a estrutura do banco de dados.
Nota: A partir de 4D v14, os novos mecanismos internos de geração e uso do arquivo de histórico se implementam com a finalidade de que este arquivo seja mais robusto. A utilização de um arquivo de histórico necessita que todas as tabelas com histórico tenham uma chave primária. Se este não é o caso (em uma base convertida, por exemplo), uma caixa de diálogo de advertência indica que não é possível ativar o arquivo de histórico, sempre e quando as chaves primárias não foram definidas corretamente para todas as tabelas com histórico. Com o propósito de fazer que sua aplicação seja compatível, pode usar o [#title id="3387"/]. Este assistente verifica o estado de cada tabela e lhe permite definir uma chave primária. Para criar um arquivo de histórico diretamente, o banco de dados deve estar em uma das seguintes situações (exceto por cumprir com temas relacionados com chaves primárias, ver acima):
Em todos os outros casos, quando validar a caixa de diálogo Preferências, aparecerá uma caixa de diálogo de alerta para lhe informar que é necessário realizar um backup. Se clicar em Aceitar, o backup se iniciará imediatamente e então se ativa o arquivo de histórico. Se clicar em Cancelar, a solicitação é salva, porém a criação do arquivo de histórico é adiada e será criada somente depois do próximo backup do banco de dados. Esta precaução é indispensável porque para restaurar um banco de dados depois de algum incidente, necessita-se de uma cópia do banco de dados na qual se integrem as operações gravadas no arquivo de histórico. Sem fazer nada mais, todas as operações efetuadas nos dados são registradas neste arquivo e serão utilizadas posteriormente quando se abrir o banco de dados. Deve-se criar outro arquivo de histórico se for criado um novo arquivo de dados. Deve-se definir ou criar outro arquivo de histórico se for aberto outro arquivo de dados que não esteja associado a um arquivo de histórico (ou se está faltando o arquivo de histórico). Se quiser interromper o registro do arquivo de histórico atual, desmarque a opção Utilizar histórico na página Página Backup/Configuração das Preferências do aplicativo. 4D mostra uma mensagem de alerta a fim de te lembrar que esta ação evita que se aproveite da segurança que o arquivo de histórico oferece: Se clicar no botão Interromper, fecha-se de imediato o arquivo de histórico atual (não é necessário confirmar depois a caixa de diálogo das Preferências). Se quiser interromper o arquivo de histórico atual porque é demasiado grande, deve-se realizar um backup do arquivo de dados, o que produzirá um backup do histórico. Nota para 4D Server:
|
PROPRIEDADES
Produto: 4D
HISTÓRIA
ARTICLE USAGE
Manual de Desenho 4D ( 4D v16) |