4D View v16

Utilizar as áreas 4D View

Página Inicial

 
4D View v16
Utilizar as áreas 4D View

Utilizar as áreas 4D View  


 

 

Pode trabalhar por programação com 4D View nos seguintes entornos:

  • Áreas 4D View incluídas nos formulários
  • Janelas externas 4D View
  • Áreas 4D View fora da tela

Para trabalhar em um documento 4D View, deve criar uma área de plug-in em um formulário ou abrir uma janela externa.

Para criar uma área de plug-in em um formulário, desenhe ela no editor de formulários de 4D no entorno Desenho.

Para abrir uma janela externa, escolha o comando 4D View no menu Ferramentas de 4D ou execute o comando 4D Open external window.

Além das áreas visíveis, 4D View permite a criação de áreas fora da tela, ou seja, áreas invisíveis. Para mais informação, consulte a seção "Áreas fora da tela de 4D View".

Uma vez modificado um documento 4D View mediante rotinas, é necessário especificar sua identificação de área. Esta identificação é interna a 4D View e geralmente se encontra em uma variável.

4D View utiliza variáveis para guardar a localização das áreas incluídas, as janelas externas e as áreas fora da tela. Para fazer referencia a área onde se quer executar uma operação, passe a variável que contém a identificação de área como parâmetro para o comando ou a função.

Nas descrições dos comandos desta documentação, a variável de tipo Inteiro longo que identifica a área do documento View 4D se chama area.

Há dois tipos de variáveis area:

  • Os nomes das áreas incluídas
  • As variáveis criadas por uma janela externa ou em uma área fora da tela

Uma vez que cria e nomeia uma área 4D View em um formulário, 4D considera que o nome da área 4D View é a variável de referencia de área. Por exemplo, você referenciaria a área "Folha" especificando "Folha" como parâmetro area.

Uma vez que é criada uma janela externa ou uma área fora da tela com a ajuda das funções Open external window ou PV New offscreen area, o número de identificação da área devolvida pela função deve estar guardado em uma variável. Pode utilizar esta variável depois para fazer referencia a janela externa ou a área fora da tela em outros comandos e funções. Para guardar o valor de uma variável, localize o nome da variável e o operador de atribuição (: =) a esquerda da função na linha de código.

O seguinte exemplo cria uma janela externa 4D View e guarda o número de identificação da área na variável MinhaArea:

 MinhaArea:=Open external window(30;30;350;450;8;"Sheet";"_4D View")

Uma área 4D View pode ser localizada em todo formulário: com mais frequência, é colocado em um formulário de entrada para trabalhar com documentos, mas também em formulários de saída para mostrar ou imprimir a informação.
4D View utiliza todo formulário ou compartilha espaço com os campos e outros elementos do formulário.

Deve utilizar uma área de objeto ativo do tipo "Área de plug-in" com 4D View. Uma área de plug-in da zona é um dos vários tipos de objetos ativos em 4D (outros exemplos incluem botões, áreas de entrada, áreas de deslocamento, etc.)

Também pode associar a área de plug-in a um campo 4D para que os conteúdos da área se guardem cada vez que se grave. Atenção, se não utiliza os botões automáticos de tipo Validar, e sim o comando SAVE RECORD, primeiro deverá executar PV Area to blob para transferir o conteúdo da área 4D View ao campo 4D já que o mecanismo de guardado automático não está ativo.

Para mais informação sobre a criação de áreas 4D View nos formulários, consulte o manual de uso 4D View.

Utilize a função Open external window de 4D para abrir uma janela externa e mostrar um documento 4D View em branco.

Open external window abre uma nova janela, mostra o plug-in especificado e devolve um número de identificação para a área.

A continuação é mostrado um exemplo de como utilizar Open external window. Esta instrução abre uma janela externa e mostra um documento 4D View vazio.

 PvRefArea:=Open external window(50;50;350;450;8;"Spreadsheet";"_4D View")

Use PvRefArea cada vez que necessite fazer referencia a este documento. Para uma descrição completa do comando Open external window, consulte o manual Linguagem 4D.

Uma área fora da tela se guarda na memória: é invisível para o programador e o usuário. Normalmente é útil em dois casos: para modificar um documento antes de que o usuário o veja, ou para guardar o documento para que o usuário possa retornar ao original, se é necessário.

As operações de 4D View funcionam mais rápido em uma área fora da tela já que não é necessário desenhar a área.

Utilize a função PV New offscreen area para criar uma área fora da tela.

Não esqueça eliminar a área fora da tela depois de usar ela para liberar a memória utilizada, usando a rotina PV DELETE OFFSCREEN AREA. É fechada a base sem ter eliminado todas as áreas fora da tela, 4D mostra uma mensagem de erro.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D View
Tema: Introdução

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

4D View Linguagem ( 4D View v16)