4D Internet Commands v16

Glossário e terminologia

Página Inicial

 
4D Internet Commands v16
Glossário e terminologia

Glossário e terminologia  


 

 

Esta seção define muitas das referências realizadas ao longo do manual. As definições são simples e estão dirigidas principalmente a aqueles não familiarizados com as referencias. A seção Terminologia sobre "Formatos dos parâmetros" oferece informação adicional sobre os parâmetros de 4D Internet Commands.

NIC: "Network Information Center". Internet é em sua maioria uma entidade não regulada. Não existe uma autoridade central ou de controle sobre seu uso ou crescimento. No entanto, é necessário que um organismo único regule as atribuições de nomes de domínio e de direções IP. El NIC é o grupo responsável de tais tarefas administrativas.

RFC: "Request for Comments." A maioria dos comandos Internet de 4D  são baseados em estandartes definidos para controlar as comunicações em Internet. As metodologia, descrições e protocolos estandarte utilizados em Internet se definem nos documentos conhecidos como RFCs.Apêndice D, Informações adicionais ... contém referencias a alguns sítios web com links a muitos de os documentos RFC. Ainda que 4D Internet Commands simplifica a programação dos acessos a Internet, pode ser útil consultar alguns destes documentos, especialmente se deseja utilizar as rotinas de comunicação TCP de baixo nível.

Direções TCP/IP, nomes de servidor e nomes de domínio: uma direção IP é uma referencia a uma máquina específica em algum lugar do mundo. A direção IP tem o formato de uma cadeia que contém quatro valores numéricos separados por pontos (ou seja, "207.94.15.3"). Cada parte numérica da direção pode conter um valor entre zero e 255. Aplicando algumas funções matemáticas a uma direção IP, seu valor pode ser ajustado a um número equivalente de tipo Inteiro longo, chamado ip_LongInt neste manual.

Para que um sitio (empresa, universidade, etc.) possa conectar-se a Internet, deve ter algumas garantias para assegurar que suas direções IP não entrem em conflito com outras máquinas na rede. As empresas (e muitas vezes os particulares) registram seu lugar com o NIC para obter um nome de domínio. Os nomes de domínios facilitam a identificação e leitura de direções de Internet. Os nomes de domínios são traduzidos pelo Domain Name System (DNS) a direções numéricas (números IP) utilizadas pela rede. Este sistema permite um formato mais fácil de ler como "www.4D.com" ou "ftp.4D.com".

Nome de domínio = "4D.com"

Host Name (Nome de servidor)=Direção IP=ip_LongInt
"www.4D.com"="207.94.15.3"=-815919357

A correspondência entre um nome de host e sua direção IP é guardada em uma base de dados chamada DNS (Domain Name System). Estes servidores se comunicam entre si para trocar os dados novos ou modificados nas listas de nomes de domínios de todo o mundo. O painel de controle TCP/IP oferece um meio para "dirigir" seu computador a um DNS, que será encarregado de traduzir as referencias de nomes de domínio que utilize.

É importante entender que todos os servidores de nomes de domínio tem uma direção IP correspondente. No entanto, nem todas as direções IP tem um servidor de nomes de domínios correspondente. Também, uma direção eletrônica tal como "jsmith@4D.com" não faz referência ao computador específico pessoa ou direção IP desta pessoa. A direção eletrônica dirige a distribuição de email à máquina com a direção IP obtida ao converter o domínio "4D.com". O email é entregado ao servidor POP3 que é executado nessa máquina, que depois reteria o email para seu usuário chamado "jsmith".

Nome de domínio: o nome de domínio é uma estrutura de direção utilizada para a identificação e localização de ordenados em Internet. Os nomes de domínios facilitam lembrar as direções de Internet, que possam ser traduzidas pelo Domain Name System (DNS) em direções numéricas (números IP) utilizados pela rede. Um nome de domínio é hierárquico e com frequência transmite informação sobre o tipo de entidade que utiliza o nome de domínio. Um nome de domínio é simplesmente uma etiqueta que representa um domínio, que é um subconjunto do espaço de nomes de domínios total. Os nomes de domínio no mesmo nível da hierarquia devem ser únicos, por exemplo, só pode ter um com nível superior da hierarquia e somente um 4D.com no seguinte nível da hierarquia. Se o nome de sua organização é "NomeEmpresa", poderia registrar o nome de domínio "NomeEmpresa.com" e sua direção de e-mail poderia ser "NomeUsuario@NomeEmpresa.com". Seus clientes também podem acessar ao web site de sua organização, visitando "www.NomeEmpresa.com" com seu navegador web.

Sistema de nomes de domínio (DNS): é um banco de dados distribuído que armazena informação que se utiliza para traduzir nomes de domínios, fáceis de lembrar e utilizar, em números IP, necessários para localizar os ordenados em Internet . Os usuários de todo o mundo conservam sua parte deste banco de dados e os dados em cada porção do banco de dados estão a disposição de todos as máquinas e usuários de Internet. O DNS consta de computadores, arquivos de dados, software e pessoas que trabalham juntas.

Codificação: a codificação converte um arquivo em um formato interpretado para todo tipo de sistema operativo (ASCII estandarte). A forma mais comum de codificação é a codificação binária hexadecimal (BinHex). A codificação BinHex é a opção de codificação por padrão para os arquivos adjuntos que são adicionados as mensagens. Enquanto a codificação cria um novo arquivo que é maior que o original, converte a parte dados (data fork) e a parte de recursos (resource fork) de um arquivo em um documento de tipo texto que pode ser enviado como um arquivo adjunto. 4D Internet Commands suporta os métodos de codificação mais comuns, incluindo Binhex, Base64, AppleSingle, AppleDouble, UUEncode e MacBinary.

Cifrado: o cifrado se utiliza para codificar intencionalmente o conteúdo  das mensagens. As mensagens são cifradas mediante um programa externo de cifrado PGP, com o único propósito de aumentar a privacidade das mensagens. O texto cifrado deve ser decifrado antes de que possa ser lido. 4D Internet Commands NÃO oferece nenhum meio para cifrar texto.

Compressão: se utiliza como meio para reduzir o espaço do disco ocupado por um arquivo. Para comprimir um arquivo, pode utilizar uma aplicação tal como StuffIt Deluxe ™ Compact Pro ™ ou WinZip ™. Estes arquivos devem ser descomprimidos usando a aplicação para devolver o arquivo a seu formato original. As aplicações de compressão agregam geralmente um sufixo ao nome original do arquivo. A continuação se apresentam alguns sufixos comuns e suas respectivas aplicações.

NomeArquivo.SIT - aplicação Stuffit
NomeArquivo.CPT - aplicação Compact Pro
NomeArquivo.DD - aplicação Disk Doubler
NomeArquivo.ZIP - aplicação Winzip
NomeArquivo.SEA - Self Extracting Archive. Estes arquivos são as aplicações Macintosh auto descomprimir quando o usuário faz duplo clique neles, porque o código de descompressão é incluído. Devido a adição deste código, os arquivos auto extraídos são geralmente maiores que os criados como NomeArquivo.SIT ou NomeArquivo.CPT. No entanto, como o usuário não necessita ter a aplicação de compressão, esta opção pode ser vantajoso para o usuário final.

É importante lembrar que uma vez comprimido, um arquivo ainda tem que ser codificado antes da transmissão para assegurar que o arquivo seja transferido adequadamente de uma máquina a outra em seu caminho até seu destino final.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D Internet Commands
Tema: 4D Internet Commands

 
HISTÓRIA 

 
PALAVRAS CHAVES 

NIC, RFC, Adresse TCP/IP, Nom de domaine, DNS, Encodage, Encryptage, Compression

 
ARTICLE USAGE

4D Internet Commands ( 4D Internet Commands v16)