4D v14

Usando 4D Server 64 bits (Windows)

Página Inicial

 
4D v14
Usando 4D Server 64 bits (Windows)

Usando 4D Server 64 bits (Windows)  


 

 

A partir da versão 12.1, 4D Server suporta sistemas operativos Windows 64 bits. A principal vantagem da tecnologia de 64 bits é o fato de permitir direcionar mais memória RAM.

Esta seção cobre as particularidades relativas a implementação e uso da versão 64 bits de 4D Server v12.1.

4D Server 64 bits requer pelo menos um dos seguintes sistemas operativos Windows 64 bits:

  • Windows Vista 64 bits
  • Windows 2003 Server 64 bits

A aplicação 4D server.exe destinada as arquiteturas 64 bits é uma versão específica dedicada a este entorno. Não se executará em um sistema 32 bits.

Pelo contrário, se lançar a aplicação padrão 4DServer.exe (32 bits) em um sistema Windows 64 bits, será executado, mas em modo emulado.
Do lado do cliente, toda máquina 4D v12  (Mac OS ou Windows), pode ser conectado a 4D Server v12 64 bits. As aplicações 4D a utilizar são as versões 32 bits padrão (ver o diagrama a continuação).

Em modo interpretado, as mesmas bases de dados 4D se podem executar com um 4D Server 64 bits ou um 4D Server 32 bits. O desenvolvimento é idêntico independentemente da aplicação utilizada. 

Em modo compilado, as bases devem ter sido compiladas para processadores 64 bits para poder ser executadas com 4D Server 64 bits (ver o parágrafo "Compilação 64 bits" ).
Uma base compilada em 32 bits unicamente e sem código interpretado não poderá ser executado com um 4D Server 64 bits.

Durante a execução, as seguintes diferenças devem ser levadas em conta:

  • Só os plug-ins compilados especificamente em 64 bits serão carregados por 4D Server 64 bits. Um plug-in 64 bits deve ser construído como uma pasta e ser localizado na pasta Plugins do servidor (a antiga arquitetura baseada nos arquivos .4DX e .RSR na pasta Win4DX já não é suportada). Os plug-ins 32 bits não são carregados por 4D Server 64 bits. No entanto, podem ser armazenadas na pasta Plugins do servidor e ser distribuído nas máquinas remotas, sem inicialização. Os mecanismos que chamam ao servidor (por exemplo a escritura ou a leitura de modelos no servidor com o comando WR SET AREA PROPERTY de 4D Write) não funcionará.
    O arquivo .4DX para 32 bits deve ser localizado em uma sub pasta chamada /Contents/Windows e o arquivo para 64 bits deve ser colocado em uma sub pasta chamada /Contents/Windows64.
  • Os recipientes 4D compilados utilizados com 4D Server 64 bits devem ser compiladas em 64 bits.
  • A quantidade de memória utilizada pelos BLOBs carregados pela aplicação segue limitada a 2 GB.
  • QuickTime não é suportada por um 4D Server 64 bits.
    Geralmente, não se recomenda trabalhar com imagens em formato PICT: se a imagem é 100% QuickDraw, pode ser manipulada por 4D Server 64 bits, mas se contém Quicktime, não pode ser carregado.

Para poder utilizar 4D Internet Commands con 4D Server 64 bits, deve instalar a versão 12.

Pode baixar a versão 12 de 4D Internet Commands do web site de 4D.

Agora as aplicações 4D v12 podem ser compiladas para processadores 32 bits e 64 bits. Para isso está disponível uma nova opção Compilar também para os processadores 64 bits na página "Compilador" das Propriedades da base: 

Quando esta opção está selecionada, o compilador inclui o código 64 bits e o código 32 bits nos arquivos .4DC e .4DB. Estes arquivos podem ser executados seja com 4D Server 32 bits ou 4D Server 64 bits. Por padrão, esta opção não está selecionada.

Nota
: para compilar uma base em 64 bits, deve estar operando em modo Unicode. Caso contrário, é gerado um erro durante a compilação.

As arquiteturas 64 bits permitem direcionar até 1 TB (1000 GB) de memória RAM, a memória cachê que pode ser atribuída a aplicação 4D Server 64 bits é virtualmente ilimitada.

Nota: em comparação, as arquiteturas 32 bits estão limitadas a 4 GB de RAM.

Se a quantidade de cachê definida na página "Base de dados/Memória" das Propriedades da base não podem se obter, 4D Server atribui o maior tamanho possível e lhe informa ao usuário no início da aplicação. Então é possível sair ou continuar com o tamanho proposto.

Durante a execução, pode diferenciar entre a aplicação 4D Server 64 bits 4D e a aplicação 4D Server estandarte por um logo que aparece na página Monitor da janela de administração do servidor:

Nota: este logo também aparece na janela Sobre 4D Server.

Os seguintes comandos da linguagem 4D foram adaptados as novas capacidades de 4D Server 64 bits: Version type, SET DATABASE PARAMETER e Get database parameter. Para obter mais informação, consulte as descrições destes comandos.

A pilha de um processo executado em um 4D Server 64 bits requer mais memória que em um 4D Server 32 bits (duas vezes mais). Quando cria um processo no servidor com a ajuda do comando Execute on server ou New process com 4D Server 64 bits, se recomenda passar no parâmetro pilha um valor mínimo de 128 000 bytes e aumentar ele em caso de uma cadeia de chamada importante ou é recebido o erro "out of stack".

Além dos comandos padrão que não podem ser utilizados em 4D Server (ver Procedimentos armazenados), os  seguintes comandos não podem ser executados em um servidor 64 bits. Se forem chamados, por exemplo dentro de um procedimento armazenado, é devolvida uma caixa de diálogo de advertência com o erro 67. Este erro pode ser interceptado por um método de gestão de erros instalado pelo comando ON ERR CALL

4D, tema Quick ReportQR New offscreen area
4D Chart, tema CT Area CT New offscreen area

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Uso de 4D Server

 
ARTICLE USAGE

Manual de 4D Server ( 4D v14)
Manual de 4D Server ( 4D v14 R2)
Manual de 4D Server ( 4D v14 R3)
Manual de 4D Server ( 4D Server v14 R4)