É possível compilar uma aplicação 4D desde uma conexão remota. Em outras palavras, é possível compilar desde um computador cliente 4D. Nas versões de 4D Server anteriores a v11 SQL, a compilação só poderia ser conduzida desde a aplicação monousuário.
Nota: Não é possível construir uma aplicação 4D personalizada (monousuário ou cliente/servidor) desde uma conexão remota. O Gerenciador de aplicações não é acessível neste ambiente (o comando de menu está atenuado).
Do lado do cliente, a interface e os princípios de compilação são os mesmos que os das versões monousuário. A compilação pode ser ativada desde o menu Desenho ou na barra de ferramentas, ou desde a janela do compilador:
Nota: A licença "4D Team Server" requer do lado de 4D Server para que os computadores clientes possam acessar a função de compilação.
Só uma máquina cliente pode compilar uma base em um momento dado. A compilação por um cliente bloqueia a função das outras máquinas remotas. Se outro computador cliente tenta compilar a base ao mesmo tempo, aparece uma mensagem de advertência.
Enquanto uma máquina cliente realiza uma compilação, as outras máquinas clientes podem seguir trabalhando e modificar os métodos ou qualquer outro elemento estrutural. O código compilado e o código interpretado serão diferentes, o que significa que será necessário voltar a compilar o banco de dados posteriormente.
O código compilado é enviado no arquivo .DB no servidor gradualmente a medida que a compilação seja realizada.
Do lado do cliente, depois da finalização da operação, é possível reiniciar o servidor em modo interpretado ou em modo compilado utilizando os comandos correspondentes no menu Executar. Quando um computador 4D remoto solicita o reinicio do servidor em compilado/interpretado, aparece a caixa de diálogo estandarte de fechamento do servidor que lhe permite definir um tempo de espera ou enviar uma mensagem de advertência aos outros clientes (ver a seção Sair de 4D Server). Quando o servidor for reiniciado, o cliente na origem da operação de reinicio se conecta novamente automaticamente.
Do lado do servidor, o reinicio em compilado/interpretado requer do uso da caixa de diálogo padrão de abertura de arquivos (menu pop up associado ao botão Abrir)
Nota: A compilação na rede WAN, não se recomenda por razões de rendimento (especialmente no caso de bases com muitos métodos), como a operação gera uma grande quantidade de intercâmbios na rede.