4D v14.3

Princípios de busca em 4D

Página Inicial

 
4D v14.3
Princípios de busca em 4D

Princípios de busca em 4D  


 

 

Procurar é uma das operações de banco de dados mais comuns. Com frequência é a forma mais conveniente de selecionar os registros com os quais deseje trabalhar.

O termo procura faz referência a procurar um grupo de registros no banco de dados, baseado no critério do conteúdo de um ou mais campos. Você efetua uma procura especificando uma condição de procura, ou seja, um conjunto de instruções que indique a 4D os registros a incluir na nova seleção atual, tal como "Nome da empresa igual a 4D".

Uma condição de procura sempre tem três elementos: nome do campo, operador de comparação e valor. O campo deve pertencer à tabela atual ou a uma tabela relacionada. O operador de comparação indica a 4D como comparar os conteúdos do campo com o valor especificado (igual a, maior que, menor que, etc.). O valor especifica o número, a cadeia de caracteres, ou outro tipo de valor com o qual cada registro é comparado.

Imagine que deseja obter todos os registros dos empregados cujo salário é maior que $2.000. A condição de procura é "Salário maior que 2.000.” “Salário” é o campo, “maior que” é o operador de comparação e “2.000” é o valor.


Quando realizar uma procura em um banco de dados, 4D compara o conteúdo do campo especificado na condição de procura com o valor definido. A nova seleção uma procura em um banco de dados, 4D compara o conteúdo do campo especificado na condição de procura com o valor definido. A nova seleção atual é construída a partir dos registros que cumprem com as condições de procura. A nova seleção atual pode ter nenhum registro, ou um registro, ou um grupo de registros, ou todos os registros da tabela.

Pode realizar uma procura enquanto estiver utilizando um formulário de entrada ou de saída. Se realizar uma procura a partir de um formulário de entrada, obtém o primeiro registro da nova seleção atual mostrado no formulário de entrada. Pode ver, modificar, ou imprimir o registro.

Se a nova seleção atual tiver mais de um registro, pode ser movida pelos registros utilizando os botões de navegação (Registro anterior, Registro seguinte, Primeiro registro, Último registro). Se modificar um registro antes de pressionar um botão de navegação, 4D guardará as modificações no disco. Em bancos de dados relacionais,  pode realizar procuras em campos de outras tabelas, na medida em que tenha estabelecido uma relação entre as tabelas.

Se realiza uma procura enquanto utiliza um formulário de saída, a nova seleção atual é mostrada no formulário de saída. Pode reinicializar a seleção atual para mostrar todos os registros da tabela atual escolhendo Mostrar todos do menu Registros

Nota: se um campo no banco de dados de estrutura não se utiliza no banco atual, o desenhador do banco pode ocultar o campo dando-lhe o atributo Invisível. Apenas as tabelas e os campos visíveis aparecem no editor de procuras. Para maior informação sobre esta propriedade, consulte os parágrafos “Atributos” nas seções Propriedades de Tabela e Armazenado em registro, arquivo de dados ou fora do arquivo de dados.

4D oferece vários editores para efetuar procuras em um banco de dados. Pode utilizar a ferramenta que deseja para criar uma procura. Os registros que cumprem com os critérios de procura compõe a nova seleção atual.
Pode escolher qualquer método de procura quando utilize um formulário de entrada ou de saída.

No ambiente Desenho, o submenu Registros > Procurar assim como também o menu associado ao botão Procurar na barra de ferramentas de 4D tem quatro comandos de procura. Cada comando de menu mostra uma caixa de diálogo ou janela diferente. Se diferenciam no tipo de procuras realizadas e na forma de mostrar a nova seleção atual.

No ambiente Aplicação, as janelas e caixas de diálogo são acessíveis através dos comandos da linguagem localizados no tema Pesquisas

Estes três comandos de pesquisa representam três tipos diferentes de realizar uma procura:

  • Procurar... (comandos da linguagem QUERY e QUERY SELECTION): mostram o editor de búsquedas de 4D. Este editor tem uma caixa de diálogo que pode ser utilizado para realizar procuras simples ou múltiplas. Pode especificar condições de procura múltiplas com a ajuda dos operadores de conjunção. Também pode salvar as condições de procura em disco e restringir a procura à seleção atual.
    Este editor inclui um modo avançado que permite construir uma pesquisa baseada em uma fórmula (comandos da linguagem QUERY BY FORMULA e QUERY SELECTION BY FORMULA). Por exemplo, pode utilizar uma fórmula para examinar os três últimos dígitos dos números de seis dígitos. Uma fórmula válida devolve uma expressão booleana (TRUE ou FALSE).
  • Procurar por formulário... (comando da linguagem QUERY BY EXAMPLE) mostra o formulário de entrada atual para ser utilizado como janela de procura. Você define a procura ao escrever os valores a procurar nos campos correspondentes. Pode definir procuras múltiplas ao escrever os valores em vários campos. Os resultados de sua procura são mostrados no formulário de saída atual.
  • Procurar e modificar...: idêntico a Procurar por formulário..., a diferença é que o primeiro registro da seleção da procura é carregado e aparece pronto para ser modificado. Pode realizar mudanças e navegar através dos registros encontrados para que os modifique um a um.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Procurar registros

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v14 R2)
Manual de Desenho 4D ( 4D v14 R3)
Manual de Desenho 4D ( 4D v14.3)
Manual de Desenho 4D ( 4D v14 R4)

Inherited from : Princípios de busca em 4D ( 4D v12.4)