A página Lixeira do Explorador reúne todos os objetos do tipo Pasta, Tabela, Formulário ou Método projeto apagados do banco.
Igual que a Lixeira de Windows ou de Mac OS, a Lixeira de 4D é um elemento de segurança da interface, que reduz o risco de eliminação acidental de objetos.
Os objetos na Lixeira não aparecem mais nos editores ou menus de 4D e não podem ser modificados, utilizados, movidos, etc. Outros objetos similares podem ser criados com o mesmo nome. Os objetos localizados na Lixeira podem ser recuperados desde que a Lixeira não seja esvaziada.
Também é possível mostrar os objetos na área de visualização prévia da página Lixeira. Além disso, os possiveis comentários associados com os objetos eliminados permancem visíveis.
4D Server: o conteúdo da Lixeira é idêntico para todas as máquinas cliente.
Objetos podem ser eliminados a partir da página Início ou desde as páginas Tabelas, Formulários e Métodos.
Para eliminar um objeto no Explorador, simplesmente selecione o objeto e escolha o comando Eliminar no menu contextual do Explorador (clique com o botão direito) ou simplesmente selecione o objeto e escolha o botão de eliminar
.
Na página Inìcio, também se pode selecionar a Lixeira como destino de um objeto.
Também pode por uma tabela na Lixeira. A tabela desaparece dos editores do banco, incluindo o editor de Estrutura. Quando colocar uma tabela na Lixeira, os formulários da tabela também são eliminados automaticamente (vão para a Lixeira) e seus menus associados são apagados.
Não é possível eliminar a partir do Explorador um formulário tabela com o atributo E (formulário de entrada atual) ou S (formulário de saída atual) ou A (formulário com os dois atributos) exceto quando se apaga a tabela desse formulário. Do mesmo modo, não é possível eliminar as pastas que contém elementos não elimináveis.
A qualquer momento é possível recuperar um ou vários objetos que estiverem na Lixeira (desde que ela ainda não tenha sido esvaziada). Simplesmente selecione os objetos e os arraste até o ícone da página apropriada do lado esquerdo da janela, ou selecioe o comando Enviar a > no menu contextual com o clique direito:
![](../../picture/105062/pict105062.pt.png)
O submenu Enviar a > mostra as pastas presentes no banco (para mais informação, consulte a seção ). Se o banco de dados não contém pastas, somente aparece disponível a opção Nível Superior. Quando escolhe uma opção deste submenu, os objetos selecionados são restaurados e movidos para a pasta escolhida como destino. Se escolhe Nível superior, a seleção se localiza no primeiro nível, não em nenhuma pasta.
Se um ou mais objetos do banco têm o mesmo nome de um ou mais objetos que deseja recuperar, 4D mostra uma caixa de diálogo de alerta oferecendo:
- substituir o objeto no banco (formulários, métodos, etc).
- renomear o objeto a recuperar como nome_1 (tabelas)
O botão
Sim renomeia o objeto em recuperação ou substitui o objeto existente. O botão
Sim para todos renomeia ou substitui todos os objetos da seleção. Se fizer clique no botão
Não, ou
Não para todos, a recuperação de objetos não se realiza.
Apenas se recupera ao objeto selecionado. Especificamente, os formulários apagados com uma tabela não são recuperados automaticamente com a tabela.
Como padrão, os objetos eliminados permanecem na Lixeira até ela ser esvaziada. Pode esvaziar a Lixeira a qualquer momento, por exemplo, antes de compactar o banco de dados, com o propósito de reduzir o tamanho do arquivo de estrutura. Todos os objetos da Lixeira são eliminados definitivamente do banco de dados.
Para esvaziar a Lixeira, escolha o comando Esvaziar a Lixeira no menu contextual (clique direito) ou no menu de opções da página:
![](../../picture/105071/pict105071.pt.png)
Uma caixa de diálogo de alerta indica o número de objetos presentes na Lixeira e permite confirmar ou cancelar a operação:
![](../../picture/105073/pict105073.pt.png)
Clique em Aceitar para apagar todos os objetos da Lixeira.