O comando PAUSE INDEXES desativa temporariamente todos os índices de aTabela, exceto o índice da chave primária .
Os índices não se eliminam fisicamente dos dados (arquivo .4DIndx) ou da estrutura da base ( _USER_INDEXES, ver Tabelas sistema), mas são inválidos e portanto não se atualizam. Quando os índices estão desativados, todas as operações realizadas em aTabela (pesquisas, ordens, adições, modificações e eliminações de registros) já não utilizam os índices.
Este comando é especialmente útil quando é importado ou modificado grandes quantidades de dados em tabelas que têm vários índices. Como 4D deve atualizar os índices cada vez que um registro é validado, a operação poderia tomar uma quantidade considerável de tempo. Desativar os índices de antemão permite acelerar significativamente a operação.
Para reativar os índices depois de terminada a operação, pode chamar ao comando RESUME INDEXES para aTabela.
Nota: Pode obter um resultado similar utilizando os comandos CREATE INDEX e DELETE INDEX, mas terá que chamar estes comandos para cada índice de aTabela.
É chamado o comando PAUSE INDEXES para uma tabela e logo sai da base sem ter chamado ao comando RESUME INDEXES para esta tabela, todos os índices da tabela são reconstruídos automaticamente quando reiniciada a base.
Nota: Este comando não pode ser executado desde um 4D remoto.
Exemplo de método de importação massivo de dados:
SUSPENDRE INDEX([Articles])
IMPORTER DONNEES("GrosImport.txt")
REACTIVER INDEX([Articles])